Blog

#EuAcreditoEuFaço





Os Segredos para Melhorar a sua Autoestima Agora Mesmo!


Ah, autoestima... Tão difícil de ser conquistada, mas tão fácil de perdê-la ao longo do caminho. Ela é a grande responsável pelo modo como você se sente em relação ao seu corpo, mente e em como você se relaciona diretamente com o mundo. 

A autoestima começa por significar a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. Mas acabamos nos esquecendo de que por vezes tais opiniões são um espectro de como as pessoas nos enxergam e não como somos de fato. Condição esta que, pode ser benéfica ou maléfica, não é mesmo? 

Constituímos nossa autoestima a partir de diversos cenários que se apresentam em nossa vida desde cedo. Ela começa dentro de casa com a criação que recebemos de nossos responsáveis e se ramifica em outros ambientes como o escolar, o religioso e mais tarde na sociedade em geral. 

Os campos sociais são realmente um teste a nossa autoestima, que quando não muito fortalecida por nós mesmos pode passar por grandes picos, sejam eles positivos ou negativos.

Somos constantemente bombardeados por comentários cruéis que podem nos afetar ainda mais e nos jogar ao chão. Em um universo em que a conexão on-line serve para unir pessoas do mundo inteiro, como não deixar os padrões de perfeição, beleza e fama sustentados pelas redes sociais nos afetar?

As redes sociais e o mundo lá fora geralmente são malvados, eu sei, justamente por isso, é de suma importância que você se fortaleça a fim de encarar todas as barreiras construídas internamente, tanto por você mesmo quanto pelas pessoas que duvidam de sua capacidade e empurram ainda mais a sua autoestima para baixo.

Afirmar que ninguém é perfeito pode parecer à frase mais clichê do mundo, entretanto é a mais pura realidade. Focamos em mostrar que nossas vidas são apenas os altos e não os baixos, não concorda? Sem levar em conta que “os picos baixos” também fazem parte de qualquer jornada humana. E com isso construímos uma sociedade doente que só se importa com uma busca por um status de perfeição inumano.

Infelizmente por muitas vezes nos tornamos o reflexo do pensamento e cobrança de outros sobre nós mesmos. O que pode ser ruim a partir do momento em que passamos a nos cobrar demais e exigir que sejam atingidas certas expectativas e demandas que nem ao menos são projetadas pelas nossas vontades particulares, e sim pelas cobranças alheias.

          A autoestima está diretamente ligada à autoconfiança

Isto quer dizer que ela reflete como você se sente por dentro e por sua vez como o meio externo a enxerga.

Uma pessoa autoconfiante é alguém que não se deixa abalar diante dos empecilhos do dia a dia, alguém que não se coloca para baixo e nem acredita em comentários de terceiros que tentam o rebaixar.

Nada precisa ser tão difícil, construir um amor sólido e revigorante por você mesmo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Nos dias em que vivemos, em que tantas pessoas trocam o amor pelo ódio gratuito, a verdadeira revolução está em se amar e aceitar suas falhas e defeitos (se é que eles realmente são os motivos de alguns fracassos pessoais).

Pensando em tudo isso, decidi esclarecer alguns segredos para você recuperar a sua autoestima e seu amor próprio, algo que ninguém nunca te contou antes, acompanhe.

• Meditação de 10 minutos (ou menos) por dia é importante.

Para quem não acredita nos benefícios quase que instantâneos da meditação e acredita que tudo não passa de um “papo furado” inventada galera mais “zen”, os tais: “good vibes”, estou aqui para mudar seus conceitos sobre a prática. Continue lendo.

Você sabia que a meditação é uma prática milenar utilizada por muitos mestres e monges para atingirem o ápice de sua consciência mental? Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a sua eficácia, quer um exemplo?

Qual é a primeira coisa que vem a sua mente quando você escuta a palavra “meditação”? Aqueles velhinhos barbudos que iam para retiros espirituais passar dias meditando tentando encontrar um propósito maior para a existência, certo?

                                          SÓ QUE NÃO!

O barato da meditação é este, ela pode ser tanto aplicada para uma busca maior de sabedoria quanto para trazer a paz e a calmaria aos seus dias. Sugiro a você, que abandone este estereótipo de que meditação não é para você, porque ela é para todos que buscam algo para seu interior.

Ela pode ser adequada ao dia a dia de qualquer um, não importa a correria da rotina, ou se você é daqueles que não consegue parar quieto nem que por um segundo. Se você focar, também entrará em Alfa, e neste nível, você descobrirá coisas fantásticas sobre si mesmo, coisas que você sequer imaginava. Inclusive, poderá entender a raiz do suposto motivo de você ter uma autoestima tão baixa.

A meditação é a condutora da disciplina em seu corpo e mente, não é sobre permanecer imóvel e sem pensar em nada por alguns minutos, mas sobre pensar, sentir e se conectar com o seu eu interior ao mesmo tempo em que se conecta com o meio externo.

A tecnologia nos proporciona milhares de aplicativos espalhados pelo playstore, com tutorias que podem te guiar ao passo a passo de uma meditação simples e básica. Com ela você será capaz de atingir grandes níveis de:

• Melhora do sono

• Melhora da respiração

• Bem-estar,

• Ajuda na cura da ansiedade

• Insônia

• Depressão

• Estresse, etc.

Tudo que você precisa são alguns poucos minutos do seu dia para respirar e induzir seu cérebro a relaxar. Que tal experimentar? 

• Elimine as cobranças que você faz a você mesmo!

Você sabia que nós mesmos podemos ser os maiores críticos de nós sem perceber. Você já parou para pensar como vem se tratando nos últimos meses? Você tem sido gentil, caridoso e atencioso quanto as suas necessidades? Ao menos tem ouvido o que seu corpo e mente te solicitam?

Muitas das vezes acabamos por nos maltratar devido às cobranças que fazemos a nós mesmos. Somos tão capazes de tratar bem nossos amigos, familiares e as pessoas que amamos, mas este amor não se reflete a nós mesmos.

Esse fator é prejudicial tanto a nossa saúde física quanto mental. Você acaba tão atolado em cobranças que se esquece de que tudo pode ser facilmente resolvido com um bom planejamento de rotina.

Isso mesmo, planeje seus dias naquela agenda que ficou guardada por tempo demais em sua gaveta. Se você é mais moderno, opte por aplicativos que ajudam na hora de gerenciar o seu tempo, de forma em que seu tempo útil seja utilizado tanto para produção e obrigações do dia a dia quanto para momentos em que você pode focar em você ou em seus momentos mais relax.

Um bom planejamento do seu dia evita estresses e imprevistos que podem surgir quando você menos espera. 

• Perdoe-se pelas coisas que você fez e não deveria ter feito e também pelas coisas que você não fez e deveria ter feito, não viva de passado.

Uma filosofia que carrego em minha mente e que me impede de remoer certas ações do passado é: “Eu fiz o que pude com a quantidade de conhecimento e recursos que possuía na época.”

Quase como que um mantra para a vida, esta simples frase me faz entender que o nosso momento presente é a maior influência de nossas ações. Isso quer dizer que não adianta ficarmos presos ao passado ou remoendo nossas ações como quem diz “e se?” “e se eu tivesse feito isso, ou aquilo?”.

Acabamos por agir da forma em que pensamos ser o correto no momento e isso não deve ser visto como fruto de arrependimento. Tudo bem não concordar com suas ações passadas, mas é primordial compreender que seres humanos evoluem, mudam suas condutas, valores e formas de pensar. O que você fez antes não exclui toda sua evolução interior de agora, só mostra o quão humano você é e como está em constante aprendizado.

• Acredite em você, no seu potencial, nas mudanças que você pode fazer em sua vida, não duvide você é o que você imagina.

Sabe aquela frase: “Se você não acreditar em você mesmo quem mais irá acreditar?”

Parece boba, mas é verdade. Devemos acreditar em nós mesmos antes mesmo de qualquer um, afinal, somos nós que sustentaremos nossas conquistas e falhas. Enquanto ninguém acredita que você pode, você terá a oportunidade de ser a primeira pessoa a provar-lhes o quanto estavam errados a seu respeito.

• Troque seus pensamentos negativos por pensamentos bons, que te tragam sensações de paz, alegria e equilíbrio.

A negatividade é um dos pivôs da baixa autoestima. Nos sentimos fracos, letárgicos, sem vontade alguma de nos levantarmos para fazer algo. Nela mora a importância do autoconhecimento, alguém que se conhece bem melhora seu relacionamento consigo e por isso sabe reconhecer a chance de aprendizado em seus momentos negativos, bem como a hora de dosá-los para permanecer com um mindset mais saudável.

Lembre-se que, tudo bem se sentir triste e dar uma pausa na felicidade, mas a verdadeira sabedoria está em saber como se levantar após qualquer pensamento negativo e encontrar o equilíbrio entre os momentos bons e ruins da vida.

A autoestima é uma ferramenta poderosa nas mãos de quem sabe usa-la, ela é um dos passos mais importantes para a conquista do sucesso pessoal. Cabe a você transformar os seus dias em pequenas ações de beneficio próprio. O sucesso está em suas mãos. 

Pense nisso!

Até breve e Gratidão. 

#EuAcreditoEuFaço

Marcos Torres Leão 

Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com