Blog

#EuAcreditoEuFaço





O DESAFIO


                Você é um agente capaz de transformar o seu futuro! 

Padrões de pensamento são os guias de nossas vidas e de como lidamos com as inúmeras tarefas que surgem perante nossa rotina. Sendo o pensamento o grande fio condutor de nossas ações, você tem observado melhor como eles o afetam em escala individual e até mesmo coletiva? E como os mesmos atuam modificando sua perspectiva de bem-estar? 

Desde os primórdios o ser humano vem estudando como o pensamento pode afetar a condição humana e como ele nos difere de todas as outras espécies e formas de vida que habitam este planeta. 

Veja bem, por possuirmos o artifício da razão, somos capazes de diferenciar e categorizar inúmeros eventos que surgem em nosso cotidiano. Desde os sonhos enquanto dormimos, até a sensação de medo que percorre o nosso corpo quando expostos a uma situação de perigo. A ação que você tomará logo em seguida pode ser friamente articulada a seu benefício por conta do uso da razão. 

São teorias e mais teorias de como o homem enquanto animal racional (segundo o grande filósofo Aristóteles) utiliza da razão dada a ele para atingir seus objetivos, prazeres e ambições. 

E mesmo assim, até hoje, não compreendemos totalmente a vastidão em que se dá o pensamento humano. 

Temos um campo inteirinho para estudar sobre o assunto, a Psicologia, que promove o entendimento da psique, as funções que conduzem a mente humana e o comportamento dos seres humanos. A História que retrata como a existência humana interfere diretamente nas transformações do mundo e da sociedade, a Filosofia que possui grandes indagações acerca do que é ser e o significado de existência, entre outros. 

Mesmo assim, nenhuma delas pareceu responder por completo ou de forma eficiente o que fazemos e qual o nosso destino aqui. 

O verdadeiro desafio está em nos entendermos e apreendermos práticas que são favoráveis ao nosso dia a dia de forma em que estaremos promovendo uma ação de melhora em escala global, sem ao menos começarmos com a intenção de beneficiar tanta gente. Ao começar por você mesmo a mudança ocorre de dentro para fora. 

A comédia dramática, Intocáveis de 2011, baseada em fatos reais, retrata a história de Philippe, um milionário francês que após sofrer um grave acidente fica tetraplégico. Philippe passa desde então a viver em função de seu acidente e das dificuldades que o evento o trouxe. Torna-se alguém amargurado e solitário, tendo apenas a companhia dos ajudantes que o servem em sua casa. É neste contexto em que Driss entra em cena, um rapaz moçambicano de origem pobre e cheio de problemas com a marginalidade, porém esperançoso e extremamente alegre mesmo envolvido num ambiente de crime e uma realidade caótica das periferias francesas. Philippe precisava de um assistente e decide contratar Driss, mesmo sem experiência nenhuma. Dentro desta história de opostos, surge uma grande amizade que supera as diferenças, promove à aceitação, responsabilidade com o outro e o companheirismo. 

Tanto Philippe quanto Driss aprendem com o outro a abandonarem padrões negativos que afetavam intimamente suas vidas e promovem mudanças em suas ações que os ajudam a fugir de ciclos viciosos. Enfrentando desafios que antes pareciam muralhas, mudando para sempre o rumo de cada um. 

          Mas como podemos enfrentar nossos medos e padrões de                                      pensamento que por muitas vezes se tornam monstros dentro de nós? 

Sim, é verdade! Parece que temos monstros que devoram toda a nossa alegria, compaixão e vontade de mudar as coisas para melhor em alguns momentos não é mesmo? 

Os pensamentos negativos são construídos dentro de nós desde muito cedo (as tais crenças limitantes), alimentados pelas expectativas alheias de quem devemos ser, juntamente a uma necessidade gritante de agradar a todos ao nosso redor (menos a nós mesmos), dentre outros comportamentos que para nada nos servem. 

Desde a nossa infância somos ensinamos como agir, como pensar, o que dizer para parecer mais educado e sociável, mesmo que aquilo não transmita completamente o que estamos sentindo. O que vestir, o corte de cabelo que devemos adotar para passarmos despercebidos por uma multidão que foi ensinada a rejeitar o diferente e etc. Poderia passar dias listando os padrões de comportamento que diminuem a nossa individualidade e nos transformam em uma massa homogênea. E com isso, reproduzimos a diante (quando não por uma vida toda) todos os nossos medos, frustrações e reprimendas. 

Pois é, o todo tempo somos bombardeados com expectativas inalcançáveis de perfeição e bem-estar. Sem ao menos levarmos em conta: O que é bom para mim? O que me deixará feliz hoje? O que será benéfico ao meu futuro? Como realizar o que eu quero pra mim? 

Nisso, está à importância de cuidarmos da nossa mente para que a mesma permaneça sã e saudável para lidar com os problemas e frustrações comuns ao simples ato de viver. 

Trata-se de como os padrões positivos de pensamento podem ser adequados a nossa rotina transformando-as em dádivas da vida. Refletindo quem você é e o que você deseja a para si mesmo. O ser positivo pode atuar como realizador de mudanças em sua história. Acredite! 

Ao retirar um tempo para você, mesmo que alguns minutos de um dia cheio de tarefas, você estará abrindo espaço para sua mente relaxar e produzir energia. Energia esta que será responsável por cuidar e revitalizar o seu corpo, deixando-o pronto para superar mais desafios. Meditar, ler um livro, ou até mesmo caminhar poderá lhe colocar em contato com você mesmo, e tal decisão se faz essencial para o crescimento da mente e do bem-estar consigo mesmo. Pessoas que cuidam melhor da sua saúde mental são mais resolvidas consigo mesmas e atingem o sucesso de forma mais inteligente e perspicaz. 

Otimismo! Aquilo que pensamos causa grande impacto em nossa vida, pois ao colocarmos algo em nossa cabeça estamos atraindo-a para o nosso dia a dia, seja algo bom ou ruim. Tente enxergar o dia com novos olhos, na qual ao invés de notar cada situação chata ou ruim, você estará pensando em maneiras de revertê-las, torná-las cômicas ou fruto de um aprendizado maior, em um processo na qual estas pequenas coisas serão mais uma etapa em busca de sua sabedoria.

                   “Eu não faço nada certo” “por que tudo sempre dá errado                                                      pra mim?” “por que as coisas têm que ser assim”? 

Compreenda que para tudo na vida existe um tempo necessário de realização. Entenda que o tempo é diferente para todos, afinal, somos diferentes enquanto indivíduos. Queremos coisas diferentes, portanto nossos meios e caminhos percorridos não são iguais. Ninguém vive o que você vive da mesma forma em que vive e por isso as causas e consequências não serão semelhantes as suas e tudo bem! Por isso basear sua vida em séries, novelas ou contos de fadas está fora de cogitação, esqueça também a ideia de comparar sua vida com a do vizinho, amigos ou conhecidos. Ninguém é igual a ninguém e cada um tem sua história. 

Tudo acontece em seu próprio tempo, não adianta querer apressar, a vida segue seu próprio fluxo, como num rio. 

Evite ser negativo consigo mesmo, seja seu melhor amigo e sua melhor versão. Ao valorizarmos nossas conquistas para nós mesmos entendemos que somos capazes de chegar onde bem quisermos. Não é questão de mostrar aos outros que se é capaz e sim de conquistar para si. 

Entenda-se, cuide-se. Reserve um tempo para se conhecer melhor, de corpo e alma. Mergulhe em atividades nunca antes experimentadas e aceite que assim como a natureza você esta em constante mudança, renovação e aprimoração. Para isso, é necessária a quebra de padrões que antes pareciam funcionar, mas que hoje já não promovem nenhuma mudança benéfica a você. Um corte de cabelo novo, aquela vontade que você sempre teve de pular de bungee jump, a cidade que fica do outro lado do mundo que você sempre teve a vontade de conhecer. Tudo está á uma ação de distância. 

Evite a espiral de pensamentos negativos ao questionar-se mais. Por que estou pensando assim? Estes pensamentos condizem com a minha realidade e com quem sou agora? Como trabalhá-los para que eles atuem de forma com que me ajudem a perseguir algo que tanto almejo? 

Ao identificar a raiz destes pensamentos você pode também melhor trabalhá-los para que eles se tornem fontes de seu fortalecimento e não só mais um motivo de sua desistência. 

 Faça amizade com os seus maiores medos e fraquezas, fortaleça-os! 

Pratique pensamentos mais tranquilos para que eles se tornem naturais com o tempo. Acorde lembrando-se de tudo aquilo que o faz grato por estar vivo. Desde as pequenas coisas até as maiores conquistas que podem ser consideradas grandes por você. Reconheça tudo de bom que você tem agora e como tudo pode mudar daqui um ano. 

Alimente o autocontrole, permitindo com que você escolha o que te faz bem e o que te dá uma sensação de plenitude. Somos quem somos por conta de nossas escolhas e que elas nos guiem ao melhor, sempre! 

Não permita que o sofrimento ou o fracasso o transforme em uma pessoa amarga, sem sonhos e infeliz. Estas etapas são essenciais na vida humana e sempre nos deixam lições impecáveis para a vida. Passe por elas e reconheça-as. 

E quando chegarem ao fim siga em frente novamente. Afinal dizem que o fim é uma oportunidade para um novo começo não é mesmo? 

Viver algo de ruim não o torna passível de pena, entretanto ser um transformador de conquistas o torna um grande agente de mudança, e este perfil de pessoas é que atrai dias melhores. 

Crie, construa e viva experiências que o deixe orgulhoso de si mesmo além de propiciar um futuro mais tranquilizador. Lembre-se, você é o principal agente capaz de promover a mudança em seu futuro e essa metamorfose começa HOJE.

Até breve e Gratidão. 

Marcos Torres Leão 

Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com