Blog

#EuAcreditoEuFaço





LÍDER COACH - Sete Passos para o Sucesso


Já se perguntou como anda o mundo em que vivemos? Instável e imprevisível são adjetivos que certamente podem descrevê-lo bem. É necessário estar preparado para enfrentar diferentes tipos de situações se quisermos alcançar nossos objetivos profissionais. Mas você se sente qualificado para isso? 

Hoje em dia não basta possuir “apenas” diplomas e certificados acadêmicos para conseguir a oportunidade desejada no mercado de trabalho. Os gestores buscam cada vez mais por profissionais diferenciados, que possuam perfil de liderança e saibam trabalhar em equipe de maneira saudável. Os gestores procuram pessoas metacompetentes, que fazem além do que se esperam deles. 

Com essa mudança no panorama empresarial, houve uma crescente busca pelo que chamamos de “Líder Coach”. O Coaching tem se tornado a prática mais eficaz para desenvolver líderes, por meio deste processo o profissional se sente mais capacitado à elevar sua performance individual e das pessoas com quem trabalha. 

O executivo de grande sucesso Jack Welch, declarou: “No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”. 

Melhor não arriscar, não é mesmo? Pensando neste cenário, responderei algumas perguntas valiosas para você que deseja adquirir uma nova postura e se destacar no mercado de trabalho. Está pronto? Então não deixe de acompanhar este artigo até o final. 

                            Liderança é uma habilidade nata? 

Ser líder é, além de possuir qualificações que o destaque dos demais indivíduos, saber usá-las para extrair a melhor performance de todos ao seu redor. Mas será que essa habilidade já nasce com a pessoa, ou pode ser adquirida ao longo dos anos? 

Acredito piamente que todos nascemos com capacidade de desenvolver um perfil de liderança. É claro que alguns possuem mais facilidade de desenvolvê-la, por fatores pessoais diversos. Mas para que uma pessoa comum torne-se líder, basta querer e buscar por conhecimento para desenvolver sua habilidade pessoal. 

Para reforçar essa concepção, deixo o excelente trecho retirado do livro “O Monge e o Executivo”, em que o autor James C. Hunter diz: “A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento”. 

                            O que faz um Líder Coach? 

O Coaching está gradativamente presente no desenvolvimento dos profissionais que buscam por qualificações diferenciadas. Pode ser que recentemente você tenha se deparado com o termo “Líder Coach”, já que cada vez mais essas duas palavras têm se associado. Mas afinal, o que isso significa? 

Este é o líder que, por meio de poderosas ferramentas do Coaching, contribui no desenvolvimento das pessoas à sua volta para obter resultados efetivos. Seu foco principal é participar da evolução e crescimento dos profissionais. 

É fundamental que a gestão do Líder Coach seja realizada de modo assertivo, pois seu comportamento servirá de exemplo e inspiração à equipe. E dificilmente você terá êxito em qualquer tipo de liderança se não passar credibilidade, é como disse certa vez o empreendedor Malcolm Forbes: “Não existirão líderes, se não existirem seguidores”. 

Outra importante característica desta liderança é construir um ambiente de trabalho harmonioso, de modo que aquela famosa ideia em que “o líder manda e o colaborador obedece”, passe longe deste cenário. Muito pelo contrário, o Líder Coach abre espaço para que as pessoas da equipe participem de diferentes etapas do processo. O trabalho baseado em tirania faz parte do passado. 

Essa nova postura de líderes foge do que muitos estavam acostumados a encontrar no mercado de trabalho. Mas não entenda mal, o Líder Coach é exigente quando se trata de performance para alcançar resultados efetivos. O que o difere, é a capacidade de extrair o melhor de cada indivíduo e mantê-los em constante evolução. 

Mas agora que já sabemos que esse líder é altamente valorizado e agrega benefícios indiscutíveis à organização, vamos ao que realmente interessa: Como colocar esse aprendizado em prática? 

Separei sete passos infalíveis para você se tornar um Líder Coach de sucesso. Acompanhe: 

1) Trabalhe o autoconhecimento 

O processo de Coaching utiliza ferramentas para identificar quais os comportamentos positivos e negativos de cada profissional. Dessa forma é possível identificar quais pontos prejudiciais devem ser melhorados, e trabalhar maneiras de engrandecer o lado positivo para atingir o sucesso ainda mais rapidamente. 

Este processo de autoconhecimento contribui para uma grande melhora na autoestima do profissional, deixando-o mais confiante e motivado. E vale lembrar que um profissional satisfeito com seu trabalho tende a melhorar também sua vida pessoal. 

2) Busque aperfeiçoamento 

O foco principal do Líder Coach é o desenvolvimento de pessoas e a melhoria de seus comportamentos. Para tornar-se um líder de sucesso é importante estar em constante busca, então procure sempre por novas maneiras de aperfeiçoar esse comportamento. Dessa forma você poderá elevar ainda mais a performance da equipe e seus resultados. 

3) Aposte em uma equipe produtiva e autônoma 

Os benefícios do Líder Coach são incontáveis, e evidentemente não se limitam apenas a ele. Toda equipe se favorece com os bons resultados de sua performance, crescendo, produzindo mais, de maneira eficiente além de adquirir autonomia profissional. 

Como um bom líder, procure incentivar esse tipo de comportamento. Envolva a equipe nas soluções de problemas e delegue responsabilidades que nem sempre fazem parte de sua alçada. Isso fará com que o indivíduo saiba trabalhar em equipe e ao mesmo tempo desenvolva seu comportamento autônomo para possíveis situações futuras. 

4) Trabalhe a inteligência emocional 

Não é segredo para ninguém que além de capacidade técnica, o mercado exige equilíbrio emocional para que o profissional encare os problemas do dia a dia. O Coaching possui técnicas para que o líder desenvolva e trabalhe esse equilíbrio nele e em sua equipe, trazendo segurança nos mais diversos desafios. Dessa forma, o indivíduo aprenderá a lidar com seus medos e superar situações consideradas difíceis. 

É importante frisar que este passo é fundamental para que o Líder Coach não fracasse. Já que a base dessa liderança é construir um ambiente de trabalho saudável, e sem inteligência emocional, isso se torna praticamente impossível. 

5) Escolha resultados rápidos 

                                                         Em um momento haviam dois                                                                                       caminhos a percorrer. Eu escolhi o                                                                                menos percorrido, e isso fez toda a                                                                                diferença. (Robert Frost) 

Todo e qualquer trabalho cobra resultados, a única coisa que os diferencia é o caminho escolhido para chegar até ele. Mas você já reparou que o ser humano possui um costume terrível de escolher sempre o caminho mais complicado? 

É imprescindível que antes de iniciar qualquer processo, você verifique se ele é mesmo necessário. O Líder Coach utiliza técnicas para conduzir sua equipe em caminhos mais curtos e efetivos, evitando trabalho desnecessário e chegando ao resultado de maneira mais rápida e eficaz. Dessa forma todos são beneficiados, desde o colaborador até a própria instituição. 

6) Seja o exemplo 

                                                        Seja o exemplo de tuas palavras e                                                                                 haverá um momento em que não                                                                                    precisarás dizer nada sobre coisa                                                                                 alguma. Tuas atitudes falarão por                                                                                  ti. (Augusto Branco) 

Muitas vezes o líder não precisa dizer à equipe o que deve ser feito. Por meio de suas atitudes, ela saberá qual é o melhor caminho para seguir até o sucesso, espelhando-se em você. Mas para isso é necessário agir de maneira correta e assertiva sempre que possível. 

7) Liberte-se 

Finalizo com este passo importantíssimo, que se você souber aplicar em sua vida profissional e pessoal, será de enorme satisfação para todos ao seu redor. Ele consiste no exercício diário de libertar-se. 

Liberte-se das barreiras que te afastam das pessoas, deixe que elas se expressem e participem diariamente com suas ideias. Liberte-se também do ambiente pesado que tanto faz mal aos colaboradores e causam a grande maioria das demissões. E liberte-se, principalmente, dos julgamentos. Esta qualidade te faz entender e respeitar as características pessoais de cada indivíduo, sabendo conviver bem com todos eles. 

Percebeu quão vantajoso é utilizar o processo do Coaching em conjunto com a liderança? Se deseja acompanhar o mercado de trabalho é necessário manter-se qualificado e procurar frequentemente por inovações. Mas não desanime, você é seu maior combustível! 

E lembre-se: 

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln) 

Até breve e Gratidão. 

Marcos Torres Leão 

Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com