Blog

#EuAcreditoEuFaço





Você já Pensou em Ter uma Vida mais Positiva?


A prosperidade é conhecida como o estado da fartura, em que ao vivenciá-la você se sente feliz, bem-sucedido e cheio de energia.

Quando você reflete sobre o que seria um futuro ideal, quais são os principais objetivos que veem a sua mente? Felicidade? Prosperidade? Sucesso?

Primeiro devo te dizer que estas dádivas não caem do céu, pelo contrário, devem ser conquistas e muito bem construídas para serem mantidas ao longo da vida.

Todo mundo deseja ter sucesso, ser feliz e ter uma vida próspera, mas repare que apenas alguns conseguem, enquanto outros passam a vida toda aguardando serem sorteados na Mega Sena da virada, por exemplo.

O que os separa do resto das pessoas que não conseguem alcançar seu máximo potencial? O que o separa de alcançar suas metas e objetivos? Temos falado sobre este assunto, semana após semana, e não se trata de sorte, mas de correr atrás dos seus objetivos com garra e determinação. Continue lendo!

Norman Vincent Peale, pastor e escritor americano de teorias sobre o pensamento positivo, doutor em "terapêutica espiritual” disse: o pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.

Construir uma vida próspera para você mesmo está intimamente ligado a um conjunto de ideias e atitudes que permeiam o seu dia a dia, transformando-o de forma em que sua rotina se torna a principal alavanca do seu sucesso pessoal.

Ou seja, a prosperidade tem tudo a ver com aquilo que você anda pensando.

De forma mais simplificada, o que eu quero dizer é que, muitos procuram um futuro próspero no lugar errado.

Tomam como ponto de partida a vida do outro que por sua vez possui uma jornada completamente diferente da sua. Observando na vida do vizinho, as fórmulas e receitas para o seu sucesso.

Caminho este, só pode conduzir a falha, tendo em vista que as pessoas são diferentes e por isso partem de pontos diferentes da vida conforme o contexto em que estão inseridas. O conceito de felicidade varia de pessoa para pessoa, logo o que é sinônimo de felicidade para mim pode não ser para você, desta forma a felicidade alheia talvez não te supra como supriu outrem.

Não existe fórmula exata para o sucesso, ou uma receita mágica que funcione para todo mundo igualmente. Mas não se desanime! Existem pequenas ferramentas e dicas que tem o poder de otimizar o seu dia te impulsionando a trilhar o seu próprio caminho em busca da prosperidade.

O renomado psicólogo Martin Seligman diz que 60% da felicidade provém de nossas características genéticas herdadas e fortificadas pelo ambiente que vivemos e outros 40% partem de nossas escolhas de vida.

Com isso, Martin retoma a questão da necessidade de nos tornarmos protagonistas de nossas vidas. Se, possuímos praticamente a metade dos fatores que influenciam nossa felicidade, por que não trabalharmos com os números a nosso favor?

Enquanto seres humanos, queremos sempre mais não é mesmo?

Entretanto este é um comportamento que joga contra a prosperidade, e se você costuma carregar o modelo mental de “sempre querer mais”, sem ao menos ter usufruído das realizações atuais, chegou a hora de rever seus pensamentos.

 E depois que você tiver tudo aquilo que queria, o que irá querer?

Se, temos o carro do ano passado, almejamos o deste ano, se o amigo do trabalho atinge a meta, queremos atingir também. Por muitas vezes nem fazemos isso de forma consciente, é assim, no automático, sem pensar que começamos a competir uns com os outros.

Mas querer sempre mais e prosperar não são a mesma coisa. Querer sempre mais pode te levar a caminhos sombrios como o do consumismo, ingratidão e da ganância, enquanto querer prosperar serve como degraus na escada para os seus sonhos.

Todos estes fatores se ligam ao que construímos em nossa mente desde muito cedo. Sejam as coisas boas, ou ruins, cada um é um compilado de suas vivências e pensamentos. É aquilo que chamamos de crenças limitantes.

Pensamentos estes, de grande importância para prosperar na vida. Vamos falar aqui sobre o que costumo chamar de mindset. Mindset é o conjunto de pensamentos que quando bem trabalhado pode te levar a realizações e picos de criatividade incríveis.

Quando não conhecemos bem o nosso mindset podemos nos tornar prisioneiros dele, e este pode nos fazer tão mal quanto nos faria bem, atente-se aos sinais!

O mindset fixo, ou prejudicial, tem todas as características ruins de uma doença física, ele te paralisa e te faz se sentir limitado para atingir alguns objetivos, te dá falta de ar e prende seus pés no chão. É aquela nuvem de “pensamentos cinzas” que parece pairar sobre nossas decisões.

Pensamentos como: “isso é muito para mim”, “acho que não vou conseguir”, “é melhor eu aceitar o pingado do que acabar seco”, entre outras ideias que nos impedem de voar.

Enquanto o mindset de crescimento te faz ter uma visão diferente, aprendendo mesmo com as dificuldades. Este mindset não só pode como deve superar o fixo e prejudicial.

Para que isso aconteça, é necessário que você aprenda como treinar seu cérebro para ter um pensamento mais positivo, prestando atenção em cada detalhe da sua mente e transformando a forma de ver as coisas.

Um dos caminhos essenciais é enxergar o momento presente como uma dádiva. Por mais cansativa e repetitiva que seja a rotina, é importante nos lembrarmos de que a vida não será a mesma daqui a um ano, ou menos, que esse dia nunca mais se repetirá, pelo menos não do mesmo jeito que foi hoje.

Com isso criamos uma consciência que nos torna mais gratos por cada segundo experienciado no aqui e agora (hoje). Pratique olhar para cada detalhe do seu dia como se fosse à primeira vez. Procurando cada ponto novo no caminho para o trabalho, mudando a forma de cumprimentar seu colega, que antes, você só dava um sorriso amarelo ao vê-lo.

Que tal um “como vai você?” um aceno, ou um abraço quem sabe?

Inclusive, em muitos treinamentos de imersão sobre comportamento humano, utiliza-se o abraço como forma de transmitir cura e energias positivas. Abraçar pode mudar o humor de qualquer pessoa entristecida, amarga ou insatisfeita.

        O mecanismo que pode ajudar seu cérebro a prosperar

Parece clichê, mas ter uma agenda em que você se sente livre para anotar desde seus sonhos mais profundos até suas metas, objetivos e coisas que deseja mudar no seu dia a dia faz toda a diferença.

Já foi comprovado que pessoas que desenham suas metas têm mais chances de executá-las, ao contrário de quem nunca cria um quadro dos sonhos, por exemplo.

Falando nisso, nos próximos artigos, você vai aprender mais sobre a importância do quadro dos sonhos. Uma atitude simples que gera grandes resultados. Não deixe de acompanhar.

É comprovado que anotar as coisas que nós almejamos, ajuda a realizá-las de forma mais eficiente. Ao agir assim, enviamos uma mensagem ao nosso cérebro de que algo precisa ser concluído.

Lembre-se, a vida é um constante aprendizado!

Um novo serviço apareceu e você não tem experiência nenhuma na área? Ou quem sabe uma nova função? Seu filho quer te ensinar algo novo que aprendeu na escola? Ganhou um livro no amigo secreto de anos atrás e nunca leu?

Lembre-se, é sempre hora de aprender. Por muitas vezes deixamos de lado estas pequenas oportunidades na vida que parecem ter de tudo para nos ensinar algo tão vasto de forma simples. Reprograme seu mindset de uma vez!

Saia do automático e faça o que você não faria numa rotina apertada.

Costumo repetir a frase que diz, o conhecimento é a única coisa que não podem tirar de nós. E isso é verdade, muitas vezes nos vemos abarrotados na correria do dia a dia e nos esquecemos de aprender uma coisa nova. Seja um novo idioma, um instrumento ou até mesmo uma receita. O que te fizer feliz serve!

A real prosperidade não está somente em acumular fortunas, está em saber viver bem com o que se tem. Transformando o seu momento presente em uma dádiva a ser vivida.

E lembre-se o que disse Mahatma Gandhi: Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você! O mundo exterior reflete o universo interior. 

Até breve e Gratidão. 

#EuAcreditoEuFaço

Marcos Torres Leão 

Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com