Blog

#EuAcreditoEuFaço

 

   
   

Qual o Sentido da sua Vida?

Como as pessoas conduzem suas vidas e buscam pelos seus objetivos? Aliás, quais são os seus objetivos? Você é uma daquelas pessoas que se programam, traçam planos e metas para atingir o que almeja, ou seu perfil se assemelham às pessoas que simplesmente deixam as coisas acontecerem e vão levando? 

O escritor Rubens Alves em entrevista ao documentário Eu Maior disse: “Uma vez um aluno me perguntou: como é que o senhor se preparou, como é que o senhor planejou a sua vida para chegar aonde chegou”? “Eu percebi logo que ele me admirava e que queria o mapa do caminho que trilhei, então disse a ele”; “Eu cheguei aonde cheguei porque tudo o que planejei deu errado”. 

O escritor foi sábio em não oferecer “um mapa” do caminho certo para aquele aluno, uma vez que cada indivíduo possui um caminho exclusivo. Talvez esta forma dura em dizer que todo o plano que ele havia elaborado falhou, foi o jeito mais inteligente de orientar o aluno se seguir o seu próprio mapa.
Cada ser é único com ambições e desejos distintos, além de mentalidades diferenciadas. Não existe um catálogo que leve toda a humanidade ao mesmo percurso com êxito. 

Algumas pessoas entendem ter sucesso em se tornar profissionalmente reconhecido, já outros entendem que morar fora do país é o ápice da vitória pessoal, e há quem acredite que ser feliz e bem-sucedido é ter um lar no campo e reunir a família em volta da mesa. 

À vista disso, oferecer um mapa que leve aos caminhos da felicidade baseado na percepção do outro é perda de energia. Precisamos reconhecer e aprender a nos ouvir, desta forma poderemos identificar para onde estamos indo, o que queremos e como conduziremos nossas vidas com sentido e valor. 

A astróloga Bárbara Abramo declarou: “O sentido da vida varia de acordo com a época da vida, o sentido da vida para mim já foi lutar por uma causa, depois foi amar um homem, depois cuidar das filhas e às vezes tudo isso junto, com algo em primeira instância, mas hoje em dia, o sentido da vida em minha concepção é outra coisa”. “A vida já tem um sentido, é diferente para mim hoje, hoje o viver é o sentido.” 

Tal afirmação só comprova que o mapa que me levará ao meu destino de felicidade não serve para levar você para o seu caminho de felicidade, ambicionamos sentidos diferentes no viver, logo precisamos identificar o mapa que te conduzirá ao caminho que você deseja e que lhe guiará ao sentido da vida que você almeja. 

Pare por um instante e pense: Qual o sentido da sua vida hoje? O que você anseia para o amanhã? Como você está conduzindo sua vida para obter este resultado? 

Por exemplo, quem deseja fazer intercâmbio em outro país, provavelmente está dedicando tempo aos estudos da língua estrangeira da região em que se mudará. Quem tem como meta de ter um filho ano que vem, está trabalhando duro para comprar um apartamento maior ou então mobiliar o quarto do bebê, e quem vai se casar no fim do ano está completamente envolvido com os assuntos do casório. 

Como você tem se preparado para viver sua meta de vida? Será que você está entregue ao acaso, contando com a sorte e seguindo sem procurar viver o sentido da sua vida? Como você está conduzindo a metas familiares, profissionais, e pessoais, ou seja, como você administra tudo isto? Você ainda acredita que está aqui sem motivos? Se sua resposta for sim, gostaria de lhe apresentar um plano de ressignificação que trará a você respostas do motivo de sua existência. Sou a favor do lema que diz: VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI POR ACASO. 

A Ressignificação é o método utilizado em Neurolinguística para fazer com que pessoas possam atribuir novos acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo. Ou seja, você precisa compreender qual o sentido da sua vida e depois traçar objetivos para alcançá-los. 

Muito se fala sobre atingir metas, traçar objetivos e conquistar o sucesso, mas como as pessoas traçarão metas se elas sequer compreendem o sentido de suas vidas? Como falarão de objetivos se sequer entendem sua visão de mundo? 

Precisamos identificar inicialmente as significações que te movem a lutar, ambicionar e obter mudanças em sua vida. Somente após este passo inicial que você poderá trabalhar para que suas metas se realizem. 

Não caía nessa de contar com a sorte, esperar apenas por dias agradáveis procrastinando e levando sua vida como dá. Somos responsáveis por cada dia que desperdiçamos. Mas este é outro assunto que veremos nas semanas que seguirão. 

Finalizo este conteúdo com a citação de Richard Simonetti, “Nós aprendemos que estamos aqui na terra com uma finalidade específica, que envolve a nossa evolução. Se alguém me perguntar o que você está fazendo na terra? Estamos aqui para evoluir, superando as nossas limitações, as nossas dificuldades e problemas de relacionamento. Enfim, crescer espiritual, moral e intelectualmente. Então eu diria que a finalidade da vida, o objetivo da vida, o sentido da vida para mim seria isso, o empenho de evoluir sempre”. 

Seja uma pessoa que sabe qual o sentido de sua vida, seja uma pessoa bem resolvida, e lute pela concretização dos seus planos. Despeço-me de você com enorme gratidão e espero você novamente para a nossa próxima leitura com assuntos que certamente trarão reflexões à sua percepção de mundo. 

#EuAcreditoEuFaço

Até breve e Gratidão.
Marcos Torres Leão
Master Coach Ericksoniano e Constelador  
Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com