Blog

#EuAcreditoEuFaço





Qual o Segredo da Prosperidade do Século XXI?

Você se sente uma pessoa próspera? Você acha que é possível ser feliz e rica ao mesmo tempo, ou em sua opinião isso é uma utopia?

O que você pensa sobre conquistar tudo o que almeja, ou você acha que no seu caso a sorte não está do seu lado? Será que frases como: “VOCÊ PODE SER FELIZ E PRÓSPERO” são meros bordões para enganar as pessoas e vender produtos ou serviços mentirosos que não funcionam? Qual sua real opinião sobre a prosperidade?

O que de fato impede a maioria das pessoas de ter prosperidade? Como algumas pessoas tem prosperidade e não somente as têm, mas são felizes também? O que explica a prosperidade de algumas pessoas?

Como por exemplo, o caso do empresário Sílvio Santos, o apresentador mais carismático do Brasil que construiu seu império a partir do nada. Para alguns ter prosperidade está relacionada a ter dinheiro, além disso, para algumas pessoas prosperidade é encarado como uma questão de sorte.

Será que a chuva só cai para alguns e outros não? Será que você não tem participação na hora de ser ou não ser próspero? Quantas perguntas não é mesmo? Sócrates em sua teoria chamada de Maiêutica conhecida como (A arte de perguntar) entendeu que através das perguntas, as pessoas refletem e encontram melhores soluções. As perguntas têm o poder de te levar a pensar.

Portanto volto a lhe perguntar: Você é uma pessoa próspera? Ao observar o exemplo do Sílvio Santos, percebemos que a simpatia está longe de ser o único trunfo de um dos homens mais ricos do Brasil. A alegria que ele carrega é contagiante e por trás do sorriso que alegra o público existe um homem grato acima de tudo.

Ele soube como poucos, explorar o potencial da economia popular em tempos de crise e criar um império empresarial que vai muito além do SBT. Sílvio era um homem pobre que construiu sua herança, e provou que a prosperidade nada tinha a ver com sorte, além disso, mostrou através do seu exemplo de vida que ter prosperidade não se tratava apenas em ter dinheiro, mas ter percepção e gratidão pelos benefícios que a vida lhe apresentava mesmo em meio ao caos.

Silvio Santos prosperava em tudo que ele colocava as mãos, vendia espetinhos com felicidade e obtinha sucesso neste ramo. Não era a quantidade de dinheiro que definia se ele era próspero ou não, mas a gratidão que ele tinha pelas pequenas coisas que a vida lhe fornecia como escape.

Qual sua percepção diante das dificuldades? Você tem feito uma limonada com os limões que a vida lhe dá? Se a sua resposta for não, esse texto foi feito para você.

80% das pessoas não conseguem enxergar as oportunidades de sucesso e prosperidade, porque estão ocupadas reclamando da vida e se taxando pobres e coitadas. A lei do universo reconhece a ingratidão, seu poder superior (Deus, Universo ou o que fizer sentido para você) entende sua insatisfação, e suas energias atraem situações baseadas em seus comportamentos, pensamentos e atitudes.

Se você faz parte deste índice, fique calmo, vamos entender qual o conceito de prosperidade e gratidão, e desta forma você poderá mudar sua mentalidade e a forma com que enxerga seu externo, sendo mais grato pelas oportunidades.

Quero lhe mostrar que para obter a prosperidade, precisamos antes de mais nada, sermos gratos as possibilidades que possuímos no momento atual, somente assim poderemos mudar o que atrairemos para nós mesmos. O que diz o conceito prosperidade? Segundo o site Wikipédia, Prosperidade refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido ou afortunado.

Baseado nessa explicação entende-se por prosperidade ter momentos bons com a família, ter um bom emprego, ter saúde, felicidade e dinheiro. Prosperidade é comprar uma casa nova, mas poder usufruí-la com qualidade, junto aos seus entes queridos.

Prosperidade é apreciar a vida, é saber viver bem com o pouco que possui (ambicionando pelo melhor), mas com alegria e gratidão pelo que se conquistou. A gratidão é o segredo de grandes homens que fizeram fortuna a partir do zero e tornaram-se prósperos.

Já a gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

                     A GRATIDÃO É A CHAVE PARA A PROSPERIDADE

A gratidão desbloqueia a plenitude da vida, ela transforma o pouco em muito, a negação em aceitação, caos em ordem, contenda em paz. A gratidão transforma uma simples refeição em um banquete, a gratidão está nos olhos de quem vê.

Ela transforma um lar humilde em uma mansão, um estranho num amigo de anos. Como já lemos, não é preciso dinheiro, ou um enorme esforço para ser feliz, a verdade é que atrair a abundância para nossas vidas é muito mais simples do que imaginamos.

Sabemos que a mídia tem grande contribuição em nos educar a querer sempre mais, e enquanto estamos pagando a parcela do carro do ano, já surgiu outro mais atual. Por causa da publicidade avassaladora, fomos treinados a não sermos gratos, e a ambicionarmos sempre coisas melhores e maiores. Tudo bem, não há nada de errado nisso, uma vez que você não se torne ingrato com as coisas que já possui e insaciável pelo ter.

Existe uma frase de um autor desconhecido que retrata a ingratidão e insatisfação humana, veja: “E quando você tiver tudo o que queria, o que irá querer depois”?

A gratidão está baseada nos pensamentos e na percepção. Muitas pessoas não têm noção o quão poderoso são os seus pensamentos, e como realmente acontece aquilo que elas focaram. Quando sabemos apreciar a vida, nós ocupamos nossa mente com otimismo, mas quando focamos no que nos falta ou nas necessidades, nossa mente se enche de negatividade gerando sentimentos de amargura, inveja e ressentimento.

Quanto mais formos gratos aos presentes da vida, seja grande ou pequeno, seja alegria ou dificuldade, mais abundância atrairemos para nós. Este é o exemplo do Silvio Santos que vimos acima.

Muitas pessoas dizem que são gratas, ainda que estejam experimentando sentimentos negativos pela vida não ter seguido do jeito que elas esperavam. Já outras pessoas acreditam que tem pouco para agradecer quando na realidade elas têm muito mais do que pensam.

Tudo está baseado em nosso ponto de vista, e o nosso ponto de vista é algo que controlamos conscientemente. Todos nós temos a capacidade de mudar um pensamento, podemos passar por qualquer situação na vida e levarmos experiências boas dela. Coisas boas e más acontecem na vida todos os dias, a perspectiva que optamos por focar é responsabilidade nossa.

Todos nós queremos uma vida harmoniosa rica e com prosperidade, e tudo bem não é errado pensar desta forma, desde que aceitamos o que temos e o que vier pela frente. Pense bem, seria injusto utilizar o nosso agradecimento somente pelos resultados esperados.

A gratidão não funciona desta forma, e, além disso, essa forma de pensar atua na suposição de que nós ainda não temos abundância em nossas vidas. Estudos mostram que a matéria e a realidade podem ser alteradas pelos nossos pensamentos.

A lei da atração nos diz que: “Semelhante atrai semelhante”, ou seja, os pensamentos são energia. Os neurônios do nosso cérebro produzem os pensamentos e se, a energia segue a energia, logo a energia segue os pensamentos, ou seja, atraímos aquilo que colocamos para fora.

O universo não é tendencioso, ele não determina se o seu pensamento é bom ou ruim, ele apenas responde as vibrações que colocamos para fora. Quando vivemos a nossa vida com boa vibração e apreço mudamos as energias e atraímos mais do que queremos.

A chave da prosperidade é a gratidão. A gratidão pode ser encontrada nas coisas mais simples, como ter um lugar quente e confortável para dormir, ter água corrente e eletricidade, alimento sobre a mesa, um teto para proteger-se do frio e calor. Tudo é questão de ponto de vista lembra-se? Pessoas que já foram afetadas por inconvenientes como catástrofes, fome, e tragédias sabem que possuir pequenas coisas é ter uma vida de paz e prosperidade.

Agradeça o que você possui e note quão prospero você é. Vou me despedindo de você, mas antes gostaria de sugerir que esta semana você pratique o exercício de agradecer o que possui. Agradeça o sol que te aquece, a noite que lhe proporciona o descanso, sua casa, seus amigos que lhe ouvem nos momentos de dificuldades, seu carro humilde que te carrega para todos os lados.

Seu corpo que te sustenta, seu poder superior que lhe guia e protege, sua família que lhe ampara, o seu trabalho que te dignifica e etc. Pratique a gratidão e perceba que a prosperidade sempre esteve com você, você quem não a contemplava.

Na próxima semana teremos outro assunto, fique ligado e saiba como obter o sucesso, a começar pelo sucesso interior. A prosperidade está nos olhos de quem vê!


#EuAcreditoEuFaço

Até breve e Gratidão.
Marcos Torres Leão
Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com