Blog

#EuAcreditoEuFaço





Qual é o Melhor Caminho para o Sucesso?

Faz parte do ser humano refletir sobre sua vida e almejar constantemente novas conquistas, em todas as áreas, inclusive na profissional e pessoal. Mas você já se questionou o porquê de algumas pessoas alcançarem o sucesso com mais “facilidade” do que outras? Por que será que alguns indivíduos conseguem alcançar metas extremamente difíceis, enquanto outros não chegam nem perto daquilo que tanto desejam? 

Certamente em algum momento da vida você já se deparou com essas desagradáveis questões e sabe quão frustrante é batalhar por um objetivo e não alcançá-lo, não é? Mas fique tranquilo, o mundo atual oferece infinitas possibilidades para se obter o sucesso, continue lendo e entenda o que diferencia as pessoas bem-sucedidas daquelas que possuem mais dificuldades de atingir a prosperidade e mude sua perspectiva de vida ainda hoje. Acompanhe: 

                                            A importância da dedicação 

É extremamente comum (e cômodo) algumas pessoas atribuírem o sucesso do próximo à sorte. Mas de nada adianta sustentar esse pensamento e utilizá-lo como muleta para a estagnação. 

Podemos reforçar essa questão utilizando a primeira Lei de Newton, que diz que a tendência dos corpos, quando não há nenhuma força exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural de repouso. Perceba a grande relação da física com nossos comportamentos. 

Não se pode passar uma vida inteira contando com uma ajudinha do acaso ou esperando uma mudança de realidade sentado no sofá. Para alcançar bons resultados é necessário mover-se e dedicar-se diariamente para isso. 

No ambiente profissional, por exemplo, é bastante comum nos depararmos com o perfil de funcionário que cumpre seu horário, entrega os serviços no prazo solicitado e que, inclusive, possui uma ótima relação com todos os colegas de trabalho. Mas mesmo diante de tantas qualidades, está realizando as mesmas funções e ocupando o mesmo cargo há anos. Eles fazem o que esperam que façam, são apenas competentes, mas o mercado atual exige metacompetência que nada mais é que ser mais que competente. 

Isso é resultado da comodidade e estagnação. Esse funcionário pode perder grandes oportunidades de crescimento profissional para novos funcionários que demonstrem mais ânimo e dedicação para exercer a função. Especialmente em tempos de tanta competitividade no mercado empresarial. 

Então repense seus comportamentos e dedique-se ao que realmente importa. Se você almeja uma promoção no trabalho, por exemplo, que tal procurar por cursos de especialização em sua área? Hoje em dia é possível encontrar diversos materiais e cursos gratuitos na internet, que podem ser realizados qualquer dia e horário, basta ter comprometimento. 

Por incrível que pareça, aqueles que mais precisam dessa capacitação costumam perder um tempo precioso utilizando as redes sociais, deixando para segundo plano os assuntos realmente importantes. 

E ao contrário do que muito se pensa, o sucesso também envolve outros aspectos da vida, principalmente tratando-se de relacionamentos. Um casamento, por exemplo, demanda dedicação diária de ambos para que seja bem sucedido. O mesmo pode ser aplicado com os amigos, filhos, e qualquer outro tipo de relação. 

Então tenha sua meta bem definida e dedique-se verdadeiramente para alcançá-la. Não seja aquela pessoa que empurra suas funções e relacionamentos com a barriga e depois reclama que a vida não é justa. É ilusório achar que você irá colher resultados positivos quando se foi plantado algo mediano. 

                                             Sucesso exige superação 

Luís Alves definiu muito bem a palavra superação na descrição: “A superação é uma competência que se conquista por meio de vitórias consecutivas, sendo super ao não se deixar vencer mesmo nos momentos mais difíceis, sendo ação na hora de tomar decisões estratégicas para atingir o sucesso. Mesmo algumas derrotas podem se converter em vitórias internas se você aprendeu com os erros ao admiti-los e tomando ações para não repeti-los”. 

É fato, para se obter sucesso na vida é necessário sabedoria e resiliência. Os inúmeros obstáculos que enfrentamos diariamente nos deixam tentados a desistir de nosso objetivo, mas a maneira como respondemos a esses estímulos negativos é um dos fatores chave para ser bem-sucedido. 

Lembre-se que sem erros, não há evolução pessoal e profissional. É por meio das dificuldades que podemos repensar e melhorar continuamente nossos comportamentos, tenha em mente de que toda e qualquer pessoa bem-sucedida enfrentou problemas antes de alcançar seus objetivos. 

Acompanhe a história de superação que contarei abaixo e surpreenda-se no final com seu protagonista: 

Um jovem de 21 anos de idade entrou para a faculdade, mas faltava constantemente, desestimulado pelo seu baixo
desempenho. Ele sentia-se fracassado e chegou a dizer aos familiares que talvez teria sido melhor se não tivesse nascido. 

Após ter se formado, não conseguia emprego e pensou inclusive em mudar de área. Preocupado com a situação, seu pai conversou com alguns conhecidos na esperança de alguém empregar o filho, mas sem sucesso. 

Por fim, o jovem conseguiu um trabalho sem importância e fora de sua área. Em contrapartida, por ocupar um cargo que lhe proporcionou bastante tempo para pensar e criar, o jovem Albert Eistein fez grandes descobertas que revolucionaram o mundo da física. Quem diria, não é? 

Quando sentir-se desanimado perante alguma dificuldade, use como exemplo as palavras do próprio gênio: “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.” 

                             O planejamento te deixa um passo à frente 

                                                                           Para quem não sabe aonde vai,
                                                                           qualquer caminho serve. (Lewis
                                                                           Carroll) 

Importante aliado para alcançar o sucesso pessoal e profissional, o planejamento ajuda a identificar possíveis falhas e adversidades enfrentadas no caminho para seu objetivo. 

Quem planeja, sabe que mesmo diante de obstáculos encontrará uma maneira de superá-los, e por meio deles poderá adquirir ainda mais experiência. É evidente que o seu desejo não é caminhar em círculos, e muito menos atribuir esforços a algo que não será retribuído, por isso é tão importante direcionar sua energia no caminho certo. 

Existe uma ferramenta simples e de grande utilidade para te auxiliar a definir um plano de ação. Consiste basicamente no preenchimento de um checklist sobre as atividades que deverão ser desenvolvidas para alcançar seu objetivo.
 
Intitulada de 5W2H, essa ferramenta possui sete perguntas que devem ser respondidas com a maior clareza possível: 

1) What? – O que será feito? Descreva as ações e etapas.
2) Why? – Por que será feito? Descreva a justificativa e o motivo.
3) Where? – Onde será feito? Descreva o local.
4) When? – Quando será feito? Descreva o prazo, se possível inclua uma data inicial e final. 
5) Who? – Por quem será feito? Descreva a responsabilidade pela ação.
6) How? – Como será feito? Descreva o processo que seguirá.
7) How much? – Quanto custará para fazer? Descreva os custos envolvidos. 

Reservar parte de seu tempo e investir no planejamento de seu objetivo pode ser o fator chave para você potencializar suas ações de modo que alcance resultados extraordinários. 

                                         Fuja de influências negativas 

Ainda que esse assunto desperte certa descrença, a influência negativa gerada por outras pessoas pode afetar diretamente no seu sucesso.

Isso não quer dizer que seja algo consciente ou por mal, inclusive é bastante comum que essa influência ocorra por meio de pessoas próximas e que desejam seu bem. Mas quando o seu desejo não está conectado com a realidade dessas pessoas, elas minam esses sonhos e se você não estiver preparado, acabará cedendo e desistindo de prosseguir. 

Para finalizar, quero reforçar de que o sucesso depende única e exclusivamente de sua força de vontade. Esqueça essa ideia de que seu futuro está nas mãos do acaso, ou que o sucesso só é alcançado por pessoas de muita sorte. Você pode alcançá-lo, basta ter foco e seguir as dicas que lhe passei no decorrer do artigo. Lembre-se que a única diferença entre você e uma pessoa que alcançou o sucesso, é que ela não desistiu. 

Se você gostou do artigo e deseja receber mais conteúdos como este aqui, entre em contato agora mesmo.

#EuAcreditoEuFaço

Até breve e Gratidão.
Marcos Torres Leão
Master Coach Ericksoniano e Constelador
Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com