Blog

#EuAcreditoEuFaço





Por que as Pessoas Têm Pensamentos Negativos e não Realizam os seus Objetivos?


Com o fim das festas de fim de ano chega um novo ciclo com 365 chances de fazer a diferença. São 365 oportunidades de aprender algo novo, abandonar velhos hábitos e se jogar na mudança e renovação que só um novo ano pode trazer. 

Os nossos pensamentos são os grandes guias de nossas ações e de como nos portamos perante o mundo. Eles são a linguagem pela qual estabelecemos uma conversa com nós mesmos e aprendemos a nos comunicar com o externo.

Nisso, mora a importância de cuidá-los para que eles construam o nosso ser de forma positiva ao invés de nos bombardear negativamente. É essencial constituir uma linguagem de amor, respeito e compreensão com nós mesmos diariamente.

Quando isso não acontece, nos vemos rodeados por pensamentos negativos que só nos colocam para baixo e nos cercam de medos e uma sensação de impotência.

Quem nunca pensou de forma negativa que “atire a primeira pedra”. Até mesmo os que se dizem grandes otimistas já passaram por isso em alguma fase.

Aquela sensação de que algo está errado em sua cadeia de pensamentos, mas você não sabe ao certo o que é. E se sabe, não conhece as ferramentas adequadas para “consertar” esta situação tão sabotadora. Consequentemente, os pensamentos negativos crescem e se alojam em nossa mente, fazendo com que nos boicotemos.

Por muitas das vezes ficam ali escondidos, bem confortáveis e sempre martelando na ideia.

O problema em ter pensamentos negativos e cultivá-los, é que eles atrapalham de forma direta o nosso dia a dia. A negatividade afeta nossas emoções e nos transformam em inimigos de nós mesmos.

Aquelas pessoas que vivem acreditando que ganhar mais não é para elas, ser feliz é algo somente para pessoas ricas, ou que mudar a condição de vida atual para uma mais promissora é algo impossível para alguém elas entre outras ideias sabotadoras.

Se dermos ouvidos a esses pensamentos, nossos medos tendem a crescer e tomar uma forma desproporcional ao que eles realmente representam. E assim nos tornamos pessoas inseguras, assustadas, agressivas e até mesmo frustradas.

Pessoas que nunca realizam nada, mas continuam sempre no mesmo lugar.

Os pensamentos negativos podem afetar tanto a sua vida pessoal quanto profissional. Pois eles evitam que você enxergue e melhor compreenda suas habilidades e qualidades.

O cuidado com a mente segundo especialistas deve ser indissociável com os outros cuidados que temos com o nosso corpo, por exemplo. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que para alcançarmos uma vida regada de bem-estar e certo equilíbrio, devemos nos atentar tanto as necessidades do nosso físico quanto do nosso psíquico.

Como numa dança harmônica a mente influencia o corpo e o corpo influencia a mente.

Para eliminarmos os pensamentos negativos é necessária a construção de um mindset positivo. Varrendo todos aqueles pensamentos prejudiciais a nossa saúde tanto física quanto psicológica.

                 Como eu posso nutrir pensamentos positivos a                                                                  fim de chegar a esse mindset positivo?

A vida não é feita apenas de nossos acertos, mas também de nossos erros. O que define a trajetória de alguém que alcançou o sucesso de outra pessoa que desiste na metade do caminho é justamente como ela lida com suas vitórias e fracassos.

Como diz Augusto Cury:

“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.”

Quando nutrimos pensamentos e uma atitude positiva, estamos enviando mensagens ao nosso organismo para que este se adeque as mais adversas situações. Sejam elas boas ou ruins, o seu corpo estará preparado para enfrentá-las sabendo que independente do resultado, você deu o seu melhor.

Reflita sobre tudo aquilo que não deu certo e tente usar dessas situações como alavancas para construir pensamentos mais positivos em que nas situações futuras, os aprendizados possam lhe servir como uma luva. Continue lendo para entender melhor!

A valorização de suas qualidades também é outro passo importante na construção de um “EU mais positivo”.

Muitas das vezes, dependendo da influência dos seus familiares e pessoas ao nosso redor no geral, criamos em nosso cérebro “verdades” que são negativas sobre nós mesmos. Aquilo que chamamos de crenças limitantes, mas que realmente nos leva para um quarto escuro e sem janelas.

Estas verdades podem acabar construindo em nos mesmos uma consciência que só nos faz desistir e fracassar daquilo que queremos, pois elas estão imbuídas de fatores que irão determinar inconscientemente os caminhos que seguiremos.

Por isso é importante que você conquiste as suas próprias verdades. Crescer e reconhecer quais são suas qualidades e não se deixar olhar pelo reflexo de outras pessoas.

Reconhecer que você é maior que cada crítica não construtiva, não de forma narcisista em que o eu é visto como os fins, mas de forma construtiva em que o eu é visto como os meios necessários para se alcançar um fim próspero.

           Identifique as fontes desse pessimismo e lute contra elas !

Mais importante do que ver a mudança é ser a mudança. Mas para que essa realidade se torne a sua verdade absoluta, é necessário que primeiro você perceba todas as suas atitudes que lhe causam mal.

Muitas das vezes, somos influenciados pelo que nos rodeiam. Sejam “amigos”, família, um ambiente de trabalho tóxico. Todas estas coisas possuem um poder enorme sobre o nosso subconsciente e costumam agir de forma danosa quando não bem administrados.

Se não é possível abandonar o que lhe faz mal, adote outras práticas como se desligar desses ambientes, pessoas e situações por um momento.

É comprovado cientificamente que tirar um tempinho para a introspecção, nem que sejam por algumas horinhas, pode nos ajudar a colocar em ordem nossas funções necessárias a vida. Ou seja, nem tudo se trata de networking e relações sociais a todo o momento. Precisamos ter um tempo a sós conosco mesmo.

Ficar em estado de alerta o tempo todo, pode ser cansativo demais, permita-se relaxar e compreender o vem e vai das coisas. Que tal abandonar a ideia de perseguição por uns instantes e procurar a segurança no seu poder superior (Deus)?

Pratique um exercício físico novo, ouça outros tipos de músicas, leia um livro diferente do seu segmento . O que lhe fizer mais feliz, não só pode, como deve ser adicionado a sua rotina de forma regular!

Somos nós quem construímos a nossa trajetória de vida por meio dos nossos pensamentos, e por isso, é essencial que nos atentemos as necessidades destes da mesma forma com que cuidaríamos de uma pessoa que amamos por exemplo.

Em 2019, faça de sua meta o cuidado e atenção com você mesmo. A prosperidade e o sucesso virão logo em seguida. Lembre-se o que disse Gandhi: Seja a mudança que você quer viver no mundo! 

Até breve e Gratidão. 

#EuAcreditoEuFaço

Marcos Torres Leão 

Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com