Blog

#EuAcreditoEuFaço





Eu Sou

Quem é você? Qual visão possui de si mesmo? Qual o seu propósito? Como você se apresenta ao mundo? Acredite, as respostas para essas questões possuem mais poder do que se pode imaginar. 

Perguntas aparentemente simples, mas que quando questionadas geram uma grande dúvida e deixam as pessoas a beira de uma “crise existencial”. A verdade é que por mais que tenhamos as respostas dentro de nós, nem sempre é fácil de encontrá-las ou colocá-las para fora. 

A famosa escritora Clarice Lispector, descreve bem em um de seus textos: “É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.” 

Os adjetivos colocados após as palavras “eu sou”, podem tanto ampliar, quanto limitar sua realidade. Muitas pessoas costumam descrever suas carreiras quando questionadas sobre si, mas o verdadeiro significado de cada um está em sua essência. 

                                 A importância do autoconhecimento 

Desde cedo somos influenciados a seguir regras de acordo com o local que pertencemos. A pessoa que nos tornamos hoje é, sem dúvida, o reflexo dessa influência somada a cada uma das experiências vividas. 

Independente de positivas ou não, essas experiências podem afetar diretamente no comportamento e personalidade de cada um. 

A busca por autoconhecimento não é somente uma lista em que se aponta os pontos fortes e fracos, e sim uma forma de compreender as características que fazem parte de sua essência. Quando você se conhece bem, é possível identificar os pontos que precisam ser melhorados ou aperfeiçoados. 

Saber quais são suas principais características, também permite enxergar com mais clareza qual seu propósito de vida, e só dessa forma é possível compreender verdadeiramente qual o sentido de sua existência. 

Este empoderamento faz com que o indivíduo sinta-se mais confiante para ser quem é, proporcionando uma melhoria significativa em sua qualidade de vida e bem-estar. E quanto maior o autoconhecimento, maiores as chances de optar por decisões assertivas. 

                                           O poder do pensamento 

“O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as consequências; se procedo bem, eu mesmo me purifico.” (Buda) 

Você já parou para pensar que tudo aquilo que conhecemos foi criado duas vezes? A primeira, no pensamento; a segunda, quando passada ao mundo. 

O que muitos não sabem, é que o mesmo pode acontecer com cada um de seus desejos. O ser humano é capaz de se transformar naquilo que pensa e acredita, mas para isso é necessário conhecer o poder de seus pensamentos. 

Uma pessoa tem em média sessenta mil pensamentos por dia. Entretanto, noventa por cento deles são os mesmos do dia anterior, abrindo pouco espaço para o novo. Repetir as mesmas ideias em sua mente faz com que sua vida fique estagnada. Será que não está na hora de mudar o foco? 

Nunca é tarde para almejar coisas novas e deixar de lado aquele pensamento de que é impossível mudar (ou melhorar) quem você é, a escolha está sempre em suas mãos. 

O primeiro passo para a mudança é querer. Quando você cria a imagem daquilo que deseja em sua mente, o subconsciente passa a trabalhar para que aquela ideia seja real. 

Mas é importante frisar que isso pode funcionar tanto para pensamentos bons, quanto ruins. Fique atento! 

                                     Pensamentos Positivos x Negativos 

"Se você é positivo, então, nada é negativo para você. Se você for negativo, então, tudo será negativo para você. Você é a fonte de tudo o que existe à sua volta; você é o criador de seu próprio mundo." (Osho) 

Não se trata exatamente daquilo que acontece com você, e sim da maneira que você guiará seus pensamentos diante de situações adversas. Esse fator tem resultado direto em sua vida. 

Você certamente já ouviu falar na importância de ser positivo para possuir uma vida plena e alcançar tudo aquilo que deseja. E que, em contraste, se tiver pensamentos negativos sua vida só irá regredir. 

Isso não deixa de ser verdade. Mas há pessoas que insistem em dizer que nada dá certo em suas vidas, mesmo pensando de maneira positiva. Por que será? 

O problema é que algumas pessoas acreditam que ser positivo consiste em enxergar o arco-íris em tudo de ruim que acontece, mas como isso é um grande mito, elas acabam por se tornar céticas. E para mascarar seu verdadeiro sentimento, fingem estar confiantes com aquela situação. Mas não se pode enganar a mente. 

Pensar positivo significa encontrar a melhor solução quando você está em meio ao caos. Ao invés de focar no problema, focar na solução para resolvê-lo. 

Afinal, de que adianta se colocar em posição de vítima e se lamentar? Nada, na verdade o problema continuará existindo e esse tipo de pensamento irá potencializá-lo ainda mais. 

Essa mesma linha de raciocínio pode ser utilizada para moldar as características de sua própria essência. Supondo que você se considere uma pessoa tímida e em decorrência a este fator perdeu diversas oportunidades na vida. Qual a melhor saída? Pensar que não há chances de mudar e passar o restante da vida perdendo oportunidades? Ou mudar a direção de seus
pensamentos e buscar por uma solução? Acredito que a resposta esteja clara. 

O problema é que a maioria das pessoas não sabem, ou não acreditam, no quanto o direcionamento correto de seus pensamentos pode ser poderoso. É possível sim mudar suas características pessoais com esforço e determinação, o ser humano não nasce imutável. 

Procure vigiar seus pensamentos e foque naquilo que você realmente quer ser. Pense na quantidade de energia que pode economizar voltando-se ao que importa de verdade, ao invés de se frustrar ou tentar justificar as situações. 

                                                  O poder da palavra 

                                                                   “As palavras têm a leveza do vento
                                                                    e a força da tempestade.” (Victor
                                                                    Hugo) 

Podemos classificar as palavras como o complemento dos pensamentos. O que os difere é que as palavras têm o poder de gerar sentimentos que não atingem somente você, mas também as pessoas à sua volta. Logo, a importância de usá-las com precisão é ainda maior. 

Aquilo que é dito pode construir ou destruir o ser humano. Uma pessoa negativa tende a espalhar frases de insatisfação, como “eu não consigo”, “eu não posso”, “eu não sou capaz”, entre outras. Essa repetição cria um bloqueio em sua mente e interfere de modo negativo em seus resultados. 

Uma maneira de contornar este cenário que, convenhamos, não é uma tarefa simples, é por meio da programação neurolinguística. Esta técnica aponta que a forma como nos comunicamos com o mundo pode impactar diretamente em nossa realidade. 

Um exemplo prático é saber reformular frases que possuem conotação negativa de uma forma que passe a estimular:
 
Ao invés de: “Se cometer muitos erros, você não passará na prova!” 

Use: “Procure acertar o máximo de questões e você terá uma ótima nota na prova!” 

É possível obter inúmeros benefícios por meio da programação neurolinguística. Então que tal propor-se um desafio que te incentive diariamente a utilizar pensamentos e palavras de forma positiva? Separei alguns exemplos abaixo, faça sua escolha e coloque em prática hoje mesmo: 

 Liste suas principais qualidades e desejos em um papel e leia sempre que possível. Essa prática ajuda a fixar as informações em sua mente. 

 Repita palavras positivas pelas manhãs, como: eu sou feliz, eu me amo, eu terei um lindo dia, eu sou grato, etc. 

 Sempre que um julgamento passar pela sua cabeça, elogie alguma coisa ao seu redor. 

 Quando dizer uma palavra de ódio, retribua com três de amor. 

E lembre-se do que disse o autor Joseph Murph: 

“Sua saúde, felicidade e prosperidade não são consequências de eventos ou ações de outros, mas da maneira como você pensa e sente. Seu pensamento e
sentimento controlam seu destino. Lembre-se de que está lidando com seus próprios pensamentos e com o conceito que faz de si mesmo, o que determina seu futuro.” 

Se você gostou do artigo e deseja receber mais
conteúdos como este aqui, entre em contato agora mesmo. 

#EuAcreditoEuFaço

Até breve e Gratidão.
Marcos Torres Leão
Master Coach Ericksoniano e Constelador
Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com