Blog

#EuAcreditoEuFaço





CONTROLANDO A MENTE - Melhorar a Vida é Questão de Tempo 


É comprovado cientificamente que o pensamento positivo influencia de forma íntima e direta o nosso corpo, atuando na nossa saúde e bem-estar. 

Quase como que de repente o seu corpo recebe uma carga de energia e vitalidade, como acordar logo após uma boa noite de sono, além dos inúmeros benefícios para a mente e para o dia a dia. 

Para que isso se torne rotina é necessário atentar-se as necessidades do grande receptor, armazenador e produtor de pensamentos: o nosso cérebro. Mantê-lo em boa forma é a maneira mais fácil de melhorar sua qualidade de vida, elevando seus níveis de disposição e energia. Exercite-se, não só no sentido físico, mas mental também. Manter o corpo em forma e se alimentar bem são cuidados essenciais que temos com o nosso corpo, por que não aplicarmos uma rotina saudável a nossa mente também? Condicionando nossos pensamentos a sempre propagarem o melhor que temos a oferecer para o mundo. 

Será que o pensar positivo realmente atrai grandes mudanças? Ou será que tudo isso é só mais uma besteira inventada pelos tempos atuais? 

Vamos por parte para que você entenda as reais necessidades de mudar sua estrutura de pensamento urgentemente. Pois sim, pensamentos influenciam decisões e por consequência situações em nossa vida. Mas como? 

Ao pensar em algo que deseja muito, acontece dentro de você um estimulo dado ao sistema nervoso central que o recebe e gera uma sensação de prazer quase que imediata, logo você se sente bem ao imaginar um futuro na qual possui seu objeto de desejo em mãos. 

No momento em que você pede por algo, esta é tirada do inexistente e parte para o existente, pois ela passa a se tornar algo válido para você. A partir disso, a realização, a materialização do objeto de desejo é só mais uma etapa a ser conquistada. 

Veja bem, eu disse conquista, pois tudo na vida requer um esforço pessoal, inclusive o pensamento positivo que será a chave para suas conquistas na vida. Ao mudar o jeito de encarar as situações cotidianas que antes mais pareciam uma avalanche de informações e notícias ruins, você estará atuando de forma eficaz para o rejuvenescimento da sua mente e corpo, além de promover uma convivência mais saudável frente ao pessimismo moderno. 

Para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, “tudo provém da vontade e é ela o grande motor que dá impulso a vida humana”. Ela é a grande capaz de mover a tudo e a todos. 

A vontade... Ela nos dá impulso, e é o primeiro passo para querermos ainda mais. A vontade é indispensável para todo ser humano que um dia sonhou em concretizar algo, ela é o start que damos a qualquer iniciativa a ser tomada. 

O intercâmbio em um país que você sempre sonhou, o financiamento da casa dos desejada, a promoção no trabalho entre outros planos. Todas estas situações começam pela vontade. Ela abandona a zona de conforto em busca de algo significativo para você, que só pode ser realizado pela ação. A estruturação de um método que pode ajudar melhor a flexibilizar seu poder de realização. 

Superar os desafios e possíveis fracassos é essencial para a conquista de seus objetivos e metas. Acredite você pode sim aprender a aperfeiçoar a resiliência treinando o cérebro de tempos em tempos. Você já ouviu falar em resiliência? Certamente que sim, uma vez que esta palavra é tornou-se tão conhecida ultimamente. 

Segundo o dicionário resiliência é a capacidade que os corpos têm de voltar ao seu estado natural, especialmente após alguma circunstância crítica e fora do comum. É sobre aprendermos sobre o que é ser forte e como lidar melhor com os nossos problemas, vencendo obstáculos e não cedendo a pressão. 

O pensamento é como um ímã, magnetizando e emitindo uma frequência capaz de movimentar todos à nossa volta. Com isso, está à importância de manter uma mente focada no otimismo, para então atrairmos mudanças e atitudes positivas a nossa vida. Do contrario, estaríamos atraindo negativismo e ainda mais fracassos. Tudo isso liga-se a energia que transmitimos ao mundo, bem como o olhar leve que colocamos sob ele. 

No filme Questão de Tempo de 2013, Tim Lake, um rapaz de quase 30 anos se vê estagnado em uma vida de impossibilidades. Tudo isso muda quando ele descobre a habilidade herdada de seu pai, a de viajar no tempo. 

Tim começa a utiliza deste “poder” apenas para a realização de seus desejos e vontades, conquistando por fim a mulher de seus sonhos, voltando ao passado para mudar cada situação que possa minimamente ter-lhe causado certo desconforto e má sorte.

Ao perceber as repercussões e escolhas destas ações em seu futuro, Tim resolve parar de revisitar o passado e viver o presente. Só assim, o personagem percebe o quão preciosa sua vida é quando vivida no “agora”. E assim resolve encarar todos os dias como se fossem únicos, porque eles realmente são. Tim adota um pensamento mais positivo perante a vida e a mesmice do dia a dia, se permitindo enxergar a beleza presente nas pequenas coisas. No acordar com sua mulher ao lado, nos primeiros passos da filha e nas conquistas de sua querida irmã. Tudo sempre esteve ali, a apenas uma ação de distância, ação esta, ligada a uma mudança de pensamento que faria com que ele encarasse a vida como um presente. Mesmo que o seu dia inteiro fosse um completo desastre, ao enxergá-lo com leveza, obstinação e gratidão Tim promovia uma mudança para além de si mesmo. 

Mas como tornar o pensamento positivo nosso guia? Como praticá-lo e adotá-lo ao nosso dia a dia? Como começar do zero? 

Elimine a ilusão que o pensamento positivo lhe trará grandes coisas logo de cara. Tudo na vida merece certo esforço e construção para enfim se realizar. Mas, ao adotarmos um ponto de vida mais fortalecido, atuamos para que as mudanças em nossa vida se efetivem de forma mais eficaz. O campo de energia que colocamos no universo é o que ele nos entrega de volta. Por isso a importância de emanar sempre coisas boas, pois coisas boas você receberá em troca. 

A motivação, além do otimismo deve ser crescente. Tudo parece funcionar melhor e com mais agilidade quando adotamos uma postura mais feliz e light, seja no trabalho, em casa, na faculdade, etc. Busque sempre a renovação individual, o ser humano está em constante mudança. Para que permanecer estagnado a coisas e situações que já não o fazem bem? Invista em você, no seu bem estar e autoestima. Afinal, o mundo já esta cheio de pessoas que se tratam com ódio por não gostarem delas mesmas. Como seriam diferentes as injustiças da sociedade se as pessoas começassem as reais mudanças por si mesmas. Ao nutrir o seu ser você reluz e atrai episódios positivos em seu caminho. 

A motivação e o otimismo não são coisas a serem adquiridas do dia para a noite e sim requerem certo tempo. Para que você se entenda, tire um momento para se escutar e atender as necessidades do seu corpo e mente. Seja pela meditação, pela prática de exercícios, pela ida a terapia ou a sua religião. Todos nós precisamos ser ouvidos e compreendidos. 

Hoje em dia as doenças da mente são ainda mais comuns exatamente pela falta de cuidado que temos com nós mesmos. Em uma sociedade doente em que o negativismo não é só valorizado, mas maximizado pela rotina exaustiva, repetitiva, maçante e por muitas vezes exploradora, fica ainda mais difícil construir uma rede de pensamento que só capture só coisas boas. 

Não desista, o pensamento negativo só te distancia de qualquer possibilidade de mudança. 

Ao desbravarmos a mente, tarefa difícil, lidamos melhor com todas as questões que surgem para nós. Mantenha-se cercado de pessoas que fazem o mesmo e que te motivam a ser alguém melhor. Pessoas que abraçam pessoas e causas e que contribuem para que sua vida seja mais leve e prazerosa. É incrível o quanto de carga negativa que uma só pessoa pode trazer a nossa vida. Pra que isso? Se já não precisamos de incentivos para nos sentirmos incapazes. 

Reconfigure sua linha de pensamento para acreditar em seu potencial, estude, aprimore-se, conheça o diferente, faça as pazes com seus medos, pois são eles seus maiores inimigos, que te prendem a ideais muitas vezes irreais. 

Tenha objetivos, estipule metas, trace caminhos, refaça atitudes que não parecem funcionar. Entenda seus limites e o que você faria e não faria para atingir determinados fins. Você é o agente principal de sua mudança. E só você é capaz de viver, sentir, internalizar e externalizar suas vitórias. 

Expresse e cultive a gratidão, começando das pequenas coisas para as maiores, todos nós possuímos algo que outra pessoa no mundo está lutando neste momento para ter. Seja a água que bebemos, a comida que comemos a oportunidade de comprar um carro zero, ou de ter uma família. Agradeça por suas bênçãos e realizações, pois elas são dadas apenas a poucos na vida. 

Desafie tudo que pareça ser negativo, de forma com que seu pensamento se condicionará a não aceitar o negativo logo de cara. Por que estou pensando assim? O que pode ser diferente? Este pensamento condiz com a minha realidade ou estou apenas imaginando coisas? Ao questionarmos o porquê das coisas, desmembramos o “grande monstro”, as sombras, e eles se enfraquecem dentro de nós. 

O pensamento positivo pode também ajudar na sua saúde física, contribuindo para uma melhora no trabalho do seu metabolismo. Melhorar a qualidade de vida é uma questão de tempo e tempo é tudo o que temos enquanto estamos vivos. Viva, permita-se e agradeça!

Até breve e Gratidão. 

Marcos Torres Leão 

Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com