Como Vencer os Desafios que Surgem a Frente dos Nossos Sonhos
“Eu tenho um sonho!”
“Sim, nós podemos!”
O que a famosa frase de Martin Luther King e Barack Obama, dois grandes líderes da história têm em comum? O poder da realização de um sonho tomado pelas ações.
Sabemos que são os sonhos que movem pessoas e coisas, e são eles, os verdadeiros capazes de promover uma mudança no seu dia a dia. Todos nós temos um sonho, todos andam por aí de um lado para o outro publicando como são vencedores, entretanto ninguém conta de fato como é começar do zero em busca da realização de suas metas e objetivos não é mesmo?
O vencer na vida é subjetivo e cada um é livre para medir o tamanho de suas conquistas e sonhos, portanto, a importância está em aperfeiçoar a caminhada de acordo com as suas necessidades e objetivos. Torná-la mais sedutora e atrativa para que cada passo seja apenas mais um degrau em busca de uma grande vitória. E que, este triunfo, não seja encarado como o único feito de sua vida, mas apenas um dos.
Os grandes líderes, poetas, músicos, arquitetos e administradores, foram um dia meros sonhadores que persistiram na tortuosa caminhada da conquista.
É de característica comum deixar-se abater, perder a motivação e “engavetar” seus planos e desejos na sociedade em que vivemos, pois a mesma exige a rapidez, resultados para ontem e a constante troca e renovação de informação. Na qual, nos resta pouquíssimo tempo para pensar e colocar em prática os reais aspectos da vida que nos movem e nos dão um senso de propósito.
Em um mundo permeado por coisas, sentimentos e palavras descartáveis, em que tudo acontece num piscar de olhos, pensa-se que a mesma realidade pode ser aplicada a todos nós e por isso, deve ser desta forma (ou “fórmula”) com nossas metas e objetivos. Compre uma revista de sucesso e negócios e perceba a utopia estampada nas páginas.
Planejamos, arquitetamos e estudamos milimetricamente em nossas cabeças como será a vida em longo prazo. Enfeitiçados por uma ideia de um fim glorioso, em que só se vê a conquista do outro e o engrandecimento do ego pessoal que isso traz. As atitudes que geram a real mudança são deixadas para depois, tomadas por uma rotina quase que exaustiva, em que a frustração é servida no café da manhã e engolida no jantar, dia após dia. Vamos lá admita, isso acontece com você também?
O ser humano, de natureza livre, se vê encarcerado numa rotina turbulenta e até mesmo torturante e com isso se vão seus sonhos e perspectivas, sejam elas das mais inocentes as grandiosas. Então, ele aceita “o que tiver para hoje” e deixa de buscar pelo que realmente importa.
O que você quer para sua vida? O que você ama fazer? Qual seu propósito? São questões que percorrem a mente desde muito cedo, mas que em meio à construção do que se deve ser é esquecido quem de fato quem se quer ser. Depois, só depois de muito tempo percebemos que tempo demais é gasto fazendo ou sendo algo que não o contempla totalmente.
E daí vem a maior fonte das frustrações, sejam elas por não ter corrido atrás do seu sonho ou por não ter sido quem você acreditava um dia ser.
O tempo perdido não se recupera e o mesmo, só é percebido quando já é tarde demais.
O agora está aí para provar que nenhum sonho é inalcançável perante sua vontade. A perseverança, além da ambição e dos desejos, são algumas das chaves primordiais para alcançar passo a passo cada obstáculo à frente dos seus sonhos e metas.
Esquece-se que o fracasso e a frustração são fases naturais para quem está em busca de algo maior. São apenas etapas. A real diferença nos 2% que consegue chegar lá está em aprender a lidar com isso. A maior demonstração de fraqueza não está no fracasso e sim na desistência. Por isso, tente outra vez. Falhar não o torna um fracassado e sim alguém que está caminhando em busca do sucesso.
Como já dito antes, todos possuem sonhos, mas poucos conseguem concretizá-los, se você se sente como esta parcela que não conquistou o que queria, existem certas artimanhas e truques bem simples a serem apreendidos e que podem tornar sua caminhada bem mais agradável.
Afinal, muito se diz sobre vitórias, mas como alcança-las? Como chegar ao que acreditamos ser o pote de ouro no fim do arco-íris?
Comece por uma mudança significativa em sua rotina, percebendo detalhe por detalhe em como isso alavanca a produtividade do seu dia. De forma a encarar tudo (falhas e acertos) como um processo de uma constante transformação e progresso pessoal.
Estipule metas em curto prazo, para desta forma, eliminar quaisquer possibilidades de procrastinação e descaso, ou o famoso “deixar para mais tarde” o que pode ser feito agora. A urgência que guia sua vida é o agora. Uma caminhada de 300 milhas começa com um passo!
Somos quem somos por conta de nossos hábitos, aqueles mesmos, carregados desde cedo e que nunca pareceram funcionar totalmente, ou pelo menos, não condizem mais com quem somos ou com a vida que almejamos ter no momento.
Mantenha em mente que o grande chefe de sua mudança é você, e a mesma se abriga e faz morada nos pequenos atos adotados no dia a dia. Você precisa imediatamente tomar as rédeas do seu destino e ser o protagonista de sua própria história.
É muito mais do que uma questão de construir uma rotina “perfeita”, é sobre potencializar e otimizar o seu tempo de forma que o mesmo lhe seja útil e se construa em prol de uma meta. Colocando tudo no papel como forma de materializar e organizar o pensamento.
Saber o que se quer, é essencial para traçar os caminhos e rotas. Traga-os para realidade, coloque um senso de agora em tudo que seria deixado para depois. O que eu quero? Quando eu quero? Quanto custará o que eu quero?
Desta forma, sonhos viram ideias e ideias tornam-se planos e por sua vez, planos se executam com ações.
Pequenas ações como dividir seus afazeres por ordem de prioridade, o que deve ser feito no momento? E o que pode ser feito logo em seguida?
Delegar tarefas de forma em que elas enfoquem em sua criatividade e nas horas nas quais você se sente mais produtivo durante o dia. Estabelecendo assim uma rotina saudável e “perfeita” para você, com a qual não há perda tempo com coisas dispensáveis e a produtividade se torna parte das suas tarefas diárias.
Encarar a preguiça como traço comum do ser humano, mas investir na mesma para que ela se torne só mais um aliado. Pois ao contrário do que muitos pensam o tempo ocioso também se mostra válido. É nele que você pode descobrir inúmeras possibilidades de ser e de agregar estes traços a sua jornada pessoal. Ler um livro, ouvir uma música e investir no autocuidado comprovadamente aumentam não só a sua autoestima, mas também a produtividade e a vontade de continuar a fazer algo que antes era visto como cansativo e entediante.
Em poucas palavras, é sobre não deixar a preguiça tomar conta, de forma com que seu tempo seja organizado para obter o mínimo de cuidado e atenção consigo mesmo. A forma com o qual você se relaciona e dialoga com suas necessidades e urgências, atendendo-as de maneira mais produtiva possível refletem intimamente na forma em como o mundo o enxerga, fazendo assim, toda diferença.
A disciplina e o esforço caminham juntas, e ambas devem ser exercidas para que a longo prazo não haja quaisquer dúvidas de que você deu o máximo de si enquanto podia e com o que possuía no momento, e quando não tinha nada, construiu artifícios para fazer dar certo. Veja só, ao utilizar a palavra construir implica que é necessário começar do zero, como todas as construções, seus sonhos devem ser moldados passo a passo e de forma clara e coerente, tijolo por tijolo, prevendo e ajustando quaisquer possíveis falhas.
Com o foco e a determinação, alimentam-se os planos e roteiros na busca de um sonho. Toda informação nova que chega através do simples ato de existir e resistir ao meio é somada e atua como agente transformador em seus planos. Fazendo que, por consequência eles sejam aperfeiçoados, revirados e até mesmo substituídos por soluções e ideias mais eficientes.
O mundo das ideias, fundamentado posteriormente pela filosofia de Platão implica o abandonar da caverna, popularmente falando, a saída da zona de conforto, que permitiu ao homem enxergar e adentrar um novo mundo repleto de possibilidades que estivera a todo tempo a apenas um passo de distância. Mas que ninguém ao seu redor possuiu coragem o bastante para efetuar.
Ao abandonar possíveis medos, construímos o roteiro para o ideal, o palpável e o material. A concretização de um sonho é um resultado de boas escolhas, afinal planos mudam e se ajustam em tempo e espaço, a vida acontece enquanto se planeja.
Ao tomar ação, a ideia se torta palpável, o sonho se torna apenas mais um dos inúmeros que brotam enquanto se esta vivo. A diferença reside em como encara-los dali por diante, aplicando técnicas mais assertivas e práticas que servirão como uma alavanca e impulso.
“Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista.” (Aldo Novak).
Se o seu sonho está em estudar fora do país, ascender profissionalmente ou economicamente, mudar a sua vida amorosa, o planejamento deve conter uma simples, mas objetiva colocação de suas principais qualidades que o ajudariam e também alguns defeitos que o atrapalhariam. Desta forma o conhecimento pessoal não é apenas aprimorado, mas visto como etapa funcional para entender onde se quer chegar e o que é necessário para.
“Conhece-te a ti mesmo.” (Delfos).
Ao transformar sua realidade com estes simples métodos e muitos outros que também serão aprendidos neste guia de treinamento de vida você irá adquirir inteligência prática, de grande utilidade para inúmeros acontecimentos que se dão no dia a dia. Atuando como um start automático que o permite melhor avaliar as mudanças e imprevistos que acontecem na vida, de uma forma mais natural e administrável.
Sonhar grande ou pequeno geralmente dá o mesmo trabalho. Aprenda a sonhar grande. Abandone o impossível e torne-o possível a partir de práticas diárias que funcionarão como o despertar após uma longa noite de sono.
Até breve e Gratidão.
Marcos Torres Leão
Master Coach Ericksoniano e Constelador