Blog

#EuAcreditoEuFaço





Como Planejar de Forma Eficaz o seu Sucesso em 2019


Com o fim das festas de fim de ano chega um novo ciclo com 365 chances de fazer a diferença. São 365 oportunidades de aprender algo novo, abandonar velhos hábitos e se jogar na mudança e renovação que só um novo ano pode trazer. 

Costumamos fazer listas de metas, pular as sete ondinhas, vestir branco na virada, todas as crendices são validas para afugentar o azar e atrair boas novas ao nosso ano. No fim, fazemos de tudo pela busca da motivação e da sorte necessária, mas será mesmo que somente esses atos podem trazer as mudanças que desejamos? 

Vamos entender melhor... 

Todas as pessoas fazem seus planos, estipulam metas, objetivos e caminhos a serem seguidos durante essa nova etapa da vida. A finalidade gira em torno de planejar, construir, edificar e fortificar nossos ideais.

Planejar exige a tal “saída do modo automático” em busca de resultados eficazes, com foco, força e determinação.

Nesse planejamento cabem os nossos sonhos que insistimos em deixar para depois, cabem os nossos desejos e necessidades e também um agrado tão merecido a nós mesmos por todo esforço que fizemos nesse ano que se foi. Pronto, 2019 chegou e com ele outras metas, outros sonhos e outra listinha de desejos.

A maioria de nós não ganhou na mega sena não da virada, então borá planejar trabalhar, se dedicar e persistir em conseguir tudo aquilo que de fato mudará as nossas vidas?

Planejar é olhar para o futuro com esperança. Não anulando o presente, mas transformando-o para que este seja o motor que o impulsiona para a realização de tal meta.

É sobre refletir acerca do passado, observando estágio por estágio do que não deu certo e deve ser mudado para que dessa vez as coisas fluam com maior leveza. E Fluam de verdade!

Para isso é necessário que você abandone hábitos e certezas que já não o servem mais. Como um sapato apertado, às vezes insistimos em certos “modelos” de vida que não nos adequam nem nos cabem mais. Com você não é assim?

O ser humano, assim como a natureza, é expansão e crescimento constante e para isso precisamos nos adaptar às nossas diferentes fases.

O planejamento pode começar com pequenas atitudes como comprar uma agenda com os dias do ano e fazer dela um registro de tudo de novo que aconteceu no seu dia. Um caderno de anotações, post-its que te lembrem de que hoje é dia de começar aquele exercício físico que você tanto adiou, praticar a espiritualidade ou apenas manter momentos de qualidade com as pessoas do seu convívio.

O início do ano é realmente uma época de se inspirar! Eu particularmente, gosto muito do início do ano e todas as chances que ele nos apresenta outra vez. Poder começar de novo é realmente fantástico!

Entretanto a real diferença está em levar toda essa inspiração e vontade até o final do ano, não deixar minguar no meio do caminho.

Para melhor ajudá-lo a concluir o ano de 2019 da melhor forma, separei algumas palavras-chaves essenciais para quem deseja planejar seus objetivos em 2019.

                                                Disciplina

Palavra que pode nos trazer certo amedrontamento ao ouvir, pois soa forte, soa como submissão e controle. E muitos de nós, odiamos a rotina e as regras. Mas a disciplina pode ser adequada a sua vida de forma simples, natural e até amigável.

Comece construindo uma rotina de aproveitamento do seu dia. O que eu quero dizer com isso?

Pegue sua agenda e estipule seus dias de acordo com suas vontades e necessidades, não esquecendo suas obrigações, mas adequando-as de forma com que o dia flua de forma mais leve.

Para que a rotina aconteça de forma menos automática é necessário que a adequemos adicionando algumas poucas atividades que nos proporcionem momentos de alegria, prazer e felicidade. Quanto às atividades desagradáveis, intercale-as, assim não será algo tão maçante e dificultoso assim.

Não precisa ser algo muito grande ou estipulado, bastam apenas alguns minutos do dia na qual você se volte inteiramente a você mesmo. Uma horinha só para ouvir as necessidades e os pedidos do seu corpo, por exemplo.

Seja essa hora voltada ao lazer, à prática de um exercício, a meditação, a leitura de um livro. Estes pequenos momentos liberam endorfina e serotonina ao corpo, hormônios responsáveis pela felicidade e o bem-estar.

                                               Eficácia

A palavra eficaz é um adjetivo utilizado para qualificar alguém ou algo como capaz de realizar um objetivo.

Mas a pergunta que não quer calar é: “Como nos tornamos pessoas eficazes”? A resposta é bem simples, com a junção da disciplina e do foco.

Eu sei, eu sei, pode parecer cansativo, mas a força de vontade é o fator que irá te distinguir de outras pessoas que não conseguem realizar seus próprios sonhos. Ela irá te tornar um ser ativo na concretização de algo.

A realização não vem sem que primeiro trabalhemos para isso. Estipulando a forma mais eficaz de percorrer o caminho, calculamos nossas rotas e metas de forma em que as mesmas sejam edificadas de maneira mais eficiente.

Nos tornamos pessoas eficazes quando percebemos a importância de um planejamento bem feito em nossas vidas.

                                              Organização

A organização é a palavra necessária para que você se torne tanto uma pessoa disciplinada quanto eficaz.

O conceito de organização pode ser muito amplo e é o que eu quero que vocês prestem atenção aqui.

A organização pode ser tanto naquela faxina que precisamos fazer em nossa casa, quanto à organização dos nossos sentimentos e sensações. Precisamos faxinar nossos pensamentos negativos, senão nós mesmos nos sabotaremos.

Inclusive, o próximo artigo está imperdível, vamos entender como “pensamentos negativos” nos impedem de vencer, não deixe de acompanhar!

Costumo dizer que o bem-estar deve vir de dentro para fora, para isso é essencial que estejamos de bem com nós mesmos e com os nossos sentimentos. Organizá-los com o mesmo cuidado em que embrulhamos um presente para a pessoa amada.

E daí, partiremos para as outras áreas da vida que também precisam de uma melhor organização. Seja a mesa do escritório, seja o nosso coração, estes lugares merecem nosso esforço e atenção especial para funcionarem de forma mais eficaz.

Se a tarefa for cansativa e te der gastura só de pensar em começar, apenas comece por etapas. Faça de uma vez aquilo que precisa ser feito, assim como uma pia cheia de louças sujas, após você pegar o primeiro prato e lavá-lo, o restante fluirá.

Quando você menos perceber a pia estará limpa!

                                                  Superação

Mais importante do que superar algo ou alguém é se superar. Entender que as barreiras surgem no caminho de qualquer um e que o mundo não está de mal de você.

É sobre virar o jogo e se transformar em protagonista de sua própria história. Que tal ter o controle da sua própria vida em 2019?

Superar é alcançar e mesmo assim querer cada vez mais. Superar é compreender que cada dificuldade serve para fortalecê-lo e não para derrubá-lo. É não desistir e seguir sempre em frente, pois tempos melhores virão. Não existe dor forte o bastante para afastá-los de seus sonhos.

Meu desejo de 2019 é que estas palavras possam te guiar pelos caminhos de um ano próspero, de muito amor e superação. A realização está a uma ação de distância, esse é meu lema e precisa ser o seu.

Se você não aplicar a mudança que anseia em sua vida, a sua lista de desejos para 2019 será apenas mais uma lista morta. Pense nisso, tudo depende de você! 

Até breve e Gratidão. 

#EuAcreditoEuFaço

Marcos Torres Leão 

Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com