Blog

#EuAcreditoEuFaço





Cinco Passos para Vencer a Insegurança

Muito se tem falado sobre insegurança no século XXI e como ela pode nos atrapalhar na busca de nossos objetivos e sonhos.

Mas o que é de fato a insegurança? E o que, nos transforma em seres inseguros? É aquele friozinho na barriga que sentimos antes mesmo de enfrentarmos um novo desafio ou será que se trata daquela sombra interna que nos impede de nos movermos em prol de algo maior que nossos temores?

Para quem não sabe a insegurança pode ter as mais variadas origens e causas. Ela também possui um significado muito amplo, logo, pode ser estendida para diversos aspectos de sua vida. Acompanhe.

Uma pessoa insegura no trabalho não é necessariamente alguém que se diz inseguro no amor, mas uma pessoa insegura emocionalmente pode ser alguém inseguro em todos esses aspectos. Curioso não é mesmo?

Uma de suas principais causas é a falta de autoconfiança e autoconhecimento. Uma pessoa que se conhece bem enxerga os seus limites e com isso constrói melhor sua confiança em frente aos obstáculos cotidianos.

A falta de autoconfiança ocorre principalmente quando a mente se sente insegura diante de um cenário, seja por medo de rejeição, desaprovação alheia, timidez, etc.

A própria psicanálise afirma que todo indivíduo precisa ser reconhecido pelo “outro” para se sentir aceito, entretanto esse reconhecimento externo é limitante e dura pouco. Logo, a melhor saída é estar 100% reconhecido por si próprio, a fim de obter uma vida tranquila e segura.

Sinceramente? Uma pessoa não nasce insegura, mas as características de insegurança são construídas dentro do imaginário dela desde muito cedo, baseando-se a partir de experiências frustrantes e amedrontadoras que ela vivencia durante nossa vida.

A insegurança pessoal pode acarretar muitos fracassos em vários aspectos da vida, por isso é necessário que ela seja observada e cuidada desde cedo em nossas mentes.

Existem dois tipos de insegurança veja:

(1) Aquela que surge em um momento de transição, ou seja, nas mudanças de vida, trata-se de uma insegurança de caráter mais natural, ela aparece corriqueiramente, seja ao encarar um emprego novo, ao receber mais responsabilidades, ao se apresentar diante de todos os seus colegas ou mudar-se de apartamento, por exemplo.

(2) E a “mais complicada de se lidar”, que se instala em nossos corpos e nos impede de confiarmos em nós mesmos e em nossas capacidades. A insegurança número dois, causa uma sensação constante e imobilizadora de medo, que faz com que o sujeito não consiga reconhecer suas habilidades nem exercer suas funções.

Mas não se deixe abater diante deste cenário. E já lhe adianto: É possível sim superar estas características e tomar para si o controle de seu destino.

Não existe uma pessoa que é segura em todos os momentos de sua vida, mas, existem pessoas que ao passar por momentos de insegurança conseguem aprender com seus medos e aprimorá-los para melhor transformá-los em uma de suas fontes de sucesso pessoal.

É comum passar por uma fase de insegurança, mas é essencial saber dosá-la para que ela não se transforme em um grande fantasma que assombra cada passo dado em direção a um futuro próspero e sadio.

Não deixe com que suas dúvidas e medos o impeçam de trilhar um caminho incrível, mas, para isso, só você pode construir um pensamento que irá alavancar suas forças, revestindo suas ações com coragem e determinação.

Para te ajudar nessa jornada, preparei um guia com 5 dicas muito básicas e super aplicáveis ao dia a dia que prometem de forma eficaz ajudá-lo a superar seus medos, traçar objetivos e suas metas em busca de um futuro bem-sucedido. Vamos lá?

                                                                1. Auto-avaliação
Para descobrir porque somos inseguros é necessário antes descobrir o que nos causou a insegurança. Desta forma você estará colocando os “pingos nos i’s”, buscando a raiz daquilo que lhe causa tantos problemas, perdas e talvez uma suposta procrastinação.

Como dito antes, as inseguranças são fruto de pensamentos que se instalaram em nossas mentes desde muito cedo e por isso, podem ter sido desencadeadas por traumas ou eventos aleatórios que você mesmo pode até ter apagado de sua memória por um momento.

Uma pessoa que se avalia constantemente conhece melhor não apenas a sua vida, mas também todos seus limites físicos e psicológicos. E dessa forma, passa a questionar todo o cenário que lhe diz: “NÃO! VOCÊ NÃO É CAPAZ DE FAZER ISSO!”, pois ela conhece intimamente seus defeitos e qualidades e como eles podem ser mais bem direcionados.

                                                      2. Cuide de sua autoestima
Não adianta nada se conhecer por completo, entender suas falhas e atributos se você não acredita que suas qualidades podem superar os seus defeitos.

Enquanto seres humanos, não somos e nunca seremos perfeitos, então abandone a ideia de que tudo deve estar impecável a todo momento caso contrário você irá se torturar diariamente.

Sua autoestima parte do modo em como você cuida de si mesmo e como você se enxerga no mundo. Por isso, é necessário se visualizar de forma mais amorosa e compreensiva. Pratique a bondade consigo mesmo, não seja tão duro! Fale e olhe para você do mesmo jeito que você faria com seu melhor amigo, com seus filhos, marido e esposa.

A autoestima cresce na medida em que nutrimos sentimentos bons por nós mesmos. Regue-a todo dia e verá como ela pode atuar de forma efetiva combatendo quaisquer inseguranças.

Trabalhar esse setor, certamente será um grande passo para eliminar as sombras da insegurança.

                                            3. Cultive pensamentos positivos
Todos nós sabemos como a vida pode nos botar para baixo e ser negativa quando mais precisamos não é mesmo? O mesmo acontece com as pessoas que nos cercam.

Por isso é indispensável que você seja o seu maior motivador e fonte de inspiração. Cultive pensamentos positivos enquanto os negativos não são regados e por isso morrem dentro de ti.

Uma mente que se nutre de positividade é uma mente mais saudável e que sabe encarar qualquer situação independente do cenário que se apresenta.

Não estou falando sobre fechar os olhos para as partes ruins e sim entender que muitos cenários podem ser revertidos a partir do momento que você se propõe a pensar em uma alternativa positiva.

Rhonda Byrne autora do livro The Secret disse: “Sua mente tem um poder de fabricar a realidade”. “O que você pensa, você sente, o que você sente, você vibra, o que você vibra você atrai para si”. “Somos seres vibracionais que interagem com o universo.”

                                         4. Aprenda com os seus erros e falhas
Como já dito antes, reforço, ninguém é perfeito. E todo mundo (inclusive você) faz o que pode com a quantidade de conhecimento que possui naquele momento. Não se julgue por erros do passado, você fez o que pode com as ferramentas que possuía na época.

Se não deu certo, ao invés de julgar e remoer eternamente uma situação você pode analisá-la para melhor entender o que poderia ter sido feito de diferente. Como você, com sua mentalidade e conduta atual poderia reverter uma situação semelhante nos dias de hoje? Este é o pensamento que você deve carregar entende?

Nossos erros e falhas acontecem justamente para que possamos aprender com eles. Por isso, se o universo continua te enviando a mesma situação, é sinal de que suas ações precisam ser mais pensadas.

E lembre-se: “para os erros há perdão”. “E perdoar a si mesmo pode ser o primeiro passo”. (Andreza Filizzola)

                                         5. Entenda que você é o dono de seu destino
Ao compreender que você é o grande agente ativo de sua história, você estará configurando uma vida na qual você e só você possui o poder de escolha de seus caminhos. Se trata em determinar quais retas traçar, quais caminhos seguir, pegar o retorno ou até mesmo dar a meia volta.

Rhonda Byrne ainda ensina que: O processo de criação tem três fases:
• Você pede o que quer
• O universo responde
• Você recebe

"Tudo o que somos é fruto dos nossos pensamentos." E isso é incrível não concorda? Pois só assim você irá de encontro com a sua liberdade, que é capaz de lhe abrir um mundo de possibilidades.

Quando você melhor reconhece o seu protagonismo, maiores serão suas chances de vencer e conquistar objetivos que são sua prioridade.

Os cinco passos podem ser aprimorados juntamente ao seu dia a dia, transformando-os em dias mais saudáveis e uma rotina que ofereça prioridade às suas necessidades.

Eu sei, eu sei, os dias são corridos e as obrigações se amontoam. Mas reforço, é necessário que você cuide de sua mente e corpo para que estes trabalhem de forma árdua e eficaz na busca pelo sucesso em sua carreira, em sua família, ou onde quer suas escolhas te levem.

Se você deseja conhecer mais conteúdos como este aqui, me siga nas redes sociais.

#EuAcreditoEuFaço

Até breve e Gratidão.
Marcos Torres Leão
Master Coach Ericksoniano e Constelador

Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com