Blog

#EuAcreditoEuFaço





Cinco Passos para Florescer uma Nova Visão em sua Vida

Imagine-se em um pequeno barco em alto mar, sem leme, sem remo, contando com a sorte de que o vento ou as correntezas te levem a algum lugar. Consegue imaginar?  Essa analogia define uma vida sem visão: deixar o futuro nas mãos do acaso. 

Certamente este não é o desejo da grande maioria, mas é o que acaba acontecendo em decorrência a diversos fatores. Atualmente é comum que as pessoas sigam suas vidas em uma espécie de “piloto automático”, deixando os dias passarem sem nenhum progresso. 

Para não cair neste triste cenário, aconselho que você se renove e deixe florescer uma nova visão em sua vida. Como disse o professor Fernando Teixeira de Andrade: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. 

O melhor momento de investir em você é hoje e agora! Acompanhe o artigo e descubra como se tornar um visionário.

                                           Mas o que é visão, afinal? 

Ter visão na vida vai muito além do simples “olhar”. É a capacidade de vislumbrar o objetivo que você definiu para seu futuro, e o condutor para te ajudar a alcançá-lo. Mas para isso é necessário esforço para sair da estagnação, um mal que atinge muitas pessoas. 
 
Grande parte das coisas ao nosso redor é resultado de uma visão. Podemos utilizar como exemplo, Steve Jobs, um dos maiores visionários de nosso tempo. O fundador da Apple começou seu negócio na pequena garagem de sua casa, praticamente sem recursos financeiros. Mas ele acreditou em sua visão e olhe só onde chegou, não é mesmo? 
 
É necessário bater na tecla de que não existe objetivo sem visão! De nada adianta deixar os sonhos vagando pela memória se não há esforço para que eles se concretizem. 
 
O problema é que muitas pessoas desistem de seus projetos de vida antes mesmo de começá-los, temendo o fracasso. Ou comecem a colocá-lo em prática e desistem no primeiro obstáculo, mas é importante manter o foco e lembrar-se que as dificuldades são na verdade o caminho para o sucesso. 

Entenda melhor como adotar uma visão de vida com os cinco passos abaixo: 

                                               1. Trace seu objetivo

“Muitos vivem apenas porque estão vivos. Vivem sem objetivos, sem metas, sem ideais e sem sonhos. Não sabem como lidar com suas fragilidades e lágrimas. Sabem lidar com os aplausos, mas desesperam-se diante das vaias.” (Augusto Cury) 

Todo início de projeto deve haver um objetivo a ser alcançado, e para obter sucesso é necessário contar como uma boa estratégia. É comum que muitas pessoas sintam-se perdidas neste caminho, mas pequenos passos podem torná-lo mais simples. Para começar, responda as seguintes perguntas: O que? Como? Quando? Onde? 

Após respondê-las, é importante identificar quais obstáculos podem impedir que sua visão seja concretizada, porque assim é possível traçar uma estratégia para contorná-los. Na sequência, passe detalhadamente todas as informações para o papel, ou para outra ferramenta que considerar melhor. 
 
Dedique-se ao máximo para que este processo contenha todas as informações necessárias para alcançar seu objetivo. Se possível, quebre seu projeto em pequenas partes e comece a colocá-lo em prática hoje mesmo. 
 
                                                 2. Tenha um propósito 

Você já se perguntou qual o seu propósito na vida? O que te faz levantar da cama todos os dias? Qual a imagem que deseja passar ao mundo? O que te faz ir além? 
 
São essas respostas que definem sua existência e te dirão qual o melhor caminho a ser escolhido. Ter um propósito de vida é descobrir aquilo que ama e que te faz diferente do restante das pessoas, é saber aceitar suas características pessoais e fazer o melhor possível com elas. 

Uma pessoa que não sabe qual o seu propósito de vida, conhece pouco de si mesmo. É como seguir em uma estrada rumo ao desconhecido, sem saber o que te espera no final dela. 
 
Essa sensação gera um certo “vazio” nas pessoas, como se não estivessem no controle das próprias vidas. Então é de extrema importância trabalhar o autoconhecimento e buscar por essas respostas.
Separei algumas dicas que podem ajudá-lo a descobrir seu propósito, veja:

 Liste ao menos 5 talentos que possui;
 Recorde as qualidades que as pessoas costumam elogiar em você;
 Pense em alguma atividade que faz você se sentir leve;
 Lembre-se de algo que o deixe com o coração batendo mais forte;
 Pense no legado que deseja deixar. 

Após repensar sobre essas questões, certamente terá mais clareza sobre o que de fato é importante em sua vida. E quando o propósito estiver alinhado à sua visão de vida, a chance de obter sucesso é muito maior. 

                                                       3. Elimine o medo 

Já dizia Wiliam Shakespeare: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que seria nosso pelo simples medo de tentar.” 
 
O medo é um dos maiores responsáveis pelo fracasso, já que é improvável que alguém dê o melhor de si influenciado pelo pânico. Além de limitar suas capacidades, ele também é capaz de mudar a forma como você interpreta determinadas situações. 
 
Quase sempre implantado na própria infância, o medo é ainda mais potencializado pela sociedade com o passar dos anos, por meio de padrões e regras. Este fator acaba gerando insegurança em algumas pessoas, que desistem de seus objetivos por não se sentirem boas o suficiente. 
 
Também vejo muitas pessoas que gostariam de mudar de profissão e abrir o próprio negócio, mas não o fazem por medo de perder a estabilidade financeira, optando pela infelicidade no cargo atual. 

Então sugiro que, para garantir o sucesso de sua visão, você se livre de suas inseguranças e acredite em seu potencial. Evidentemente não é um processo simples, mas procure adotar o exercício diário de enfrentar pequenas situações que te tirem de sua zona de conforto, isso pode ser de grande ajuda para passos maiores no futuro. 

                                                   4. Tenha ambição 

“Quem não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada.” (Miguel de Unamuno) 

Muitas vezes a ambição pode ser considerada como algo ruim, em que as pessoas são capazes de qualquer coisa para alcançar seu objetivo. Mas ela só se torna negativa quando colocada acima da ética, caso contrário é na verdade o grande combustível para colocarmos em prática nossos sonhos. 

Não alimentar sua ambição te afasta diariamente do sucesso que deseja alcançar, como se parte dele se perdesse diariamente e caísse em esquecimento. É necessário ter consciência de que suas conquistas dependem única e exclusivamente de você, não deixe que a falta de ambição afete sua visão de vida. 

Consegue imaginar como o mundo estaria se os visionários não tivessem ambição? Certamente muitas das coisas ao nosso redor ao menos existiriam.
 
                                      5. Associe-se à pessoas visionárias 

Qual a melhor forma de aprender o caminho do sucesso se não ao lado de alguém que chegou lá? Associe-se com pessoas de visão, certamente elas terão boas dicas e saberão te motivar nessa caminhada. 
 
Sem contar que, se você sentir que sua visão é abraçada por outras pessoas, é provável que dedique mais atenção e força de vontade para realizá-la. É como diz o ditado “uma andorinha só não faz verão”.

Percebeu a importância de florescer uma visão em sua vida? Almejar a realização de um objetivo, seja pessoal ou profissional, é o que nos dá forças para levantar da cama todos os dias. É a injeção de ânimo em todo ser humano, o que faz a vida realmente ter sentido.

E lembre-se do que disse Augusto Cury:

Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!

Se você gostou do artigo e deseja receber mais conteúdos como este aqui, entre em contato agora mesmo.

#EuAcreditoEuFaço

Até breve e Gratidão.
Marcos Torres Leão
Master Coach Ericksoniano e Constelador
Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com